Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional

Coordenar programas e projetos da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Município; Coordenar o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, consoante com as disposições contidas no art. 19 da Lei Federal nº 10.696, de 2 de julho de 2003, e do Decreto nº 7.775, de 4 de julho de 2013; Realizar e promover estudos e análises estratégicas sobre segurança alimentar, para subsidiar a implementação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional; Planejar e coordenar a implementação de programas e projetos que incentivem a oferta de refeição de qualidade, a preços acessíveis, a populações vulneráveis, por meio do Restaurante Popular e de Cozinhas Comunitárias; Coordenar e articular programas e projetos de mobilização e educação da cidadania para a segurança alimentar; Estabelecer critérios de cooperação para a elaboração e implementação de projetos públicos oriundos da sociedade civil de interesse da Política de Segurança Alimentar e Nutricional; Articular-se com os organismos das esferas federal e estadual que promovem políticas de segurança alimentar. Trabalha conjuntamente com a Coordenação de Abastecimento, na implantação de programas e ações de combate à fome. Desenvolve ações de sensibilização e mobilização da sociedade civil para promover a Segurança Alimentar e o combate à fome .

Coordenação de Segurança Alimentar e Combate à Fome
Coordenador: Augusto Jorge José Leal
Telefone: (77) 3425-0181 / (77) 3427-4135
Rua Síria, s/n, bairro Ipanema

  • PROJETO DE HORTAS COMUNITÁRIAS

Tem como objetivo aumentar a oferta de alimentos de elevado poder nutritivo e melhorar as condições de vida de grupos sociais em situação de insegurança alimentar, por intermédio da implantação de hortas comunitárias em espaços disponíveis na comunidade. O excedente deve ser comercializado, possibilitando a geração de trabalho, a ampliação de renda e a inclusão social.
Endereço: Rua Síria, s/n, bairro Ipanema.

  • PROGRAMA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Foi implantado para viabilizar a comercialização direta de produtos da agricultura familiar tradicional dos agricultores familiares. O projeto atende atualmente a 32 famílias que receberam equipamentos como balanças digitais, barracas e fardamento para que possam expor e comercializar os produtos oriundos da Agricultura Familiar.
Endereço: Feira livre do bairro Alto Maron

  • PROGRAMA LEITE FOME ZERO

O programa atende crianças matriculadas nas creches do município e tem o objetivo de contribuir para combater a fome e a desnutrição em cidadãos que estejam em situação de vulnerabilidade social ou em estado de insegurança alimentar e nutricional. Outro objetivo do programa é fortalecer o produto local (leite) e a agricultura familiar, garantindo a compra do leite dos agricultores familiares da região por um preço mais justo fortalecendo assim a cadeia produtiva do leite.
Endereço: Sede da Coordenação de Segurança Alimentar
Rua Síria, s/n, bairro Ipanema

  • PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA)

É um projeto do Programa Fome Zero cujo objetivo é garantir o acesso de alimentos às populações em situação de insegurança alimentar nutricional e, ainda, promover a inclusão social por meio da agricultura familiar. O PAA adquire alimentos dos agricultores familiares que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento Familiar (Pronaf).

A criação do PAA, por instrumento legal, representou um marco na política agrícola brasileira. Sua implementação revela, de forma inédita, a presença do Estado na comercialização da pequena produção familiar. Ao assegurar aos pequenos agricultores a aquisição de seus produtos, o governo lhes transmite segurança e, como os preços são remuneradores, eles se sentem incentivados a produzir mais e melhor. Com isto – e em articulação com outras ações – eleva-se significativamente o padrão de vida do agricultor e de sua família e promove-se o desenvolvimento sustentável nas áreas menos assistidas do meio rural.

Gerente do PAA : Cristiano Santos
Telefone: 3427-4135/ (77) 8815-3999
Endereço: Rua Síria, s/n, bairro Ipanema

 

  • RESTAURANTE POPULAR

Os Restaurantes Populares são estabelecimentos administrados pelo poder público que se caracterizam pela produção e comercialização de refeições saudáveis, nutricionalmente balanceadas, originadas de processos seguros, constituídas com produtos regionais, a preços acessíveis, servidas em locais apropriados e confortáveis, de forma a garantir a dignidade ao ato de se alimentar. São destinados a oferecer à população que se alimenta fora de casa, prioritariamente aos extratos sociais mais vulneráveis, refeições variadas, mantendo o equilíbrio entre os nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídios, fibras, vitaminas, sais minerais e água) em uma mesma refeição, possibilitando ao máximo o aproveitamento pelo organismo, reduzindo os riscos de agravos à saúde ocasionados pela alimentação inadequada. Inaugurado em 16 de outubro de 2014, o Restaurante Popular de Vitória da Conquista atende diariamente 1.000 pessoas, servindo almoço a um valor de R$ 2,00 (dois reais).

Endereço: Rua Yolando Fonseca, 18, bairro Jurema (próximo ao Ginásio de Esportes)
Responsável: Carlos Pinheiro