Com proposta de recuperação, Prefeitura visita nascentes do Rio Catolé em Conquista

sc2_3023

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) visitarão as nascentes do Rio Catolé localizadas no território de Vitória da Conquista. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Ministério Público e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e tem o objetivo de identificar os pontos degradados nesses ambientes, para dar início às ações de recuperação. Com essa missão, a equipe da Prefeitura foi a campo pela segunda vez na manhã desta terça-feira, 17, na nascente localizada no distrito de São Sebastião.

A visita foi conduzida pelos técnicos da Semma, Melquisedeque Miranda e Lázaro Ribeiro. Eles explicaram que foi traçado um mapa identificando as nascentes e, a partir dele, foi iniciado o trabalho de campo. Nessa etapa, está sendo verificada se procede a existência da nascente, se trata-se de um lago perene ou intermitente e feita a avaliação do grau de degradação ambiental, para que seja possível elaborar uma proposta de ação específica para a sua revitalização.

“Após verificar os pontos a serem recuperados, vamos identificar os donos da propriedade onde está localizada a nascente e, em um outro momento, fazer também um trabalho de educação ambiental com essa comunidade. Vamos fornecer mudas para que eles possam ampliar e preservar essa área de mata ciliar, de preferência mudas nativas ou frutíferas”, explicou Melquisedeque.

Esse trabalho também será desenvolvido pelos outros seis municípios que compõem a bacia do Rio Catolé: Barra do Choça, Caatiba, Itambé, Nova Canaã, Planalto e Itapetinga. Com o gerenciamento dos recursos hídricos para o abastecimento dos municípios, a intenção é preservar o volume e a qualidade de água das barragens de Água Fria e de Serra Preta.

Essa ação conjunta, em parceria com movimentos sociais, também deve fortalecer a proposta de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Catolé.

Notícias Relacionadas

Meio Ambiente
25/04
Cetas promove soltura de 50 papagaios
Meio Ambiente
19/04
Horto Florestal é responsável por manutenção de áreas verdes
Meio Ambiente
17/04
Em 100 dias de governo, Meio Ambiente realiza manutenção e revitalização de 80 áreas verdes
Meio Ambiente
07/04
Conselho Municipal de Meio Ambiente retoma reuniões