Neste sábado (14), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista entrega a Avenida J. Pedral. A obra, que representa um marco na mobilidade urbana da cidade, foi executada pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), com o apoio de diversas secretarias municipais. A cerimônia oficial irá contar com a presença do prefeito Herzem Gusmão, autoridades públicas, representantes da sociedade civil e da comunidade em geral.

Com 2,2 quilômetros de comprimento, e contando com ciclovia e calçadas por toda a sua extensão, a via vai interligar a Avenida Olívia Flores à Juracy Magalhães. Com isso, ela permite o fluxo entre as duas regiões sem a necessidade de se cruzar o Centro da cidade.

Ao desafogar o tráfego de uma das áreas com o trânsito mais intenso em Vitória da Conquista, toda a população será beneficiada. Motoristas, motociclistas, ciclistas, usuários de transporte coletivo e pedestres – todos ganharão com a mudança.

Para concluir a obra, a Prefeitura dedicou cerca de 100 profissionais trabalhando em cada detalhe. Ao longo dos 2,2 quilômetros da via, totalizando 4,4 quilômetros ao se considerar os dois sentidos de tráfego, foram utilizadas 4 mil toneladas de massa asfáltica.

A avenida conta ainda com uma rede de iluminação de alta tensão e baixa tensão. São 120 pontos de iluminação instalados pela via, todos com luminárias de LED, que trazem maior economia de energia e melhor qualidade na iluminação do que as lâmpadas convencionais.

“Para esta obra, nós precisamos ter uma equipe arrojada e dedicada, em um período de muita chuva. Mas nós trabalhamos e estamos entregando uma avenida belíssima, com canteiro central, paisagismo, iluminação e drenagem”, afirma o prefeito Herzem Gusmão.

A Secretaria de Meio Ambiente estima um total de 4000 mudas plantadas

Paisagismo – A Avenida J. Pedral também chama a atenção por seu verde. A Secretaria de Meio Ambiente plantou cerca de 4 mil mudas de plantas ao longo da sua extensão. A via exibe ipês, magnólias, flamboyants, jacarandás e quaresmeiras, além de mudas de grama batatais para a forragem de solo e de palmeiras de tipos diversificados, como a rabo de raposa.

“Estamos plantando também mudas de cycas revoluta, também conhecida como sagu-de jardim; bromélias e mudas de equisorias. A Avenida J. Pedral é uma obra muito bela, o paisagismo tem que ser tão belo quanto”, conta a secretária de Meio Ambiente, Luzia Vieira.

Evento ciclístico – Em seu primeiro dia de funcionamento, a Avenida J. Pedral também será marcada por um evento esportivo: a via será palco de uma prova de circuito de ciclismo. Com nove categorias, permitindo a participação de pessoas das mais diversas faixas etárias, a prova possui inscrições gratuitas e oferece premiação, sendo iniciativa de fomento ao esporte em toda a região.

“É uma avenida nova, com asfalto novo, e isso colabora demais com o ciclismo. A gente sabe que o ciclismo em nossa região cresce demais. A partir do momento que começamos a divulgar essa prova, pessoas de fora já começaram a ligar, interessados em vir participar”, revela o coordenador de Esportes, Jaldo Mendes.

A prova tem duração de cerca de 45 minutos e tem início às 8h do sábado de entrega. As inscrições podem ser feitas no ginásio de esportes Raul Ferraz. Conheça as categorias e inscreva-se:

Elite masculina (profissionais do ciclismo)

Feminina (ciclistas mulheres)

Sub 23 (atletas abaixo dos 23 anos)

Sub 30 (atletas abaixo dos 30 anos)

Master A (atletas de 30 a 35 anos)

Master B (atletas de 36 a 39 anos)

Master C (atletas de 40 a 49 anos)

Over (atletas de 50 anos para cima)

MTB (categoria mountain bike)