A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e do Conselho da Pessoa Idosa, realizou na tarde desta sexta-feira (31), um encontro em celebração ao Dia da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro.

O evento, realizado na Praça CEU J. Murilo, contou com apresentações teatrais e de dança, além de momentos de lazer e diversos serviços voltados à saúde e ao bem-estar. A ação teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Movimento das Donas de Casa (MDC). Participaram do encontro idosos da comunidade em geral, dos abrigos Santa Dulce, Nosso Lar e Terceira Idade, do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e de oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Para o assistente social e membro do Conselho da Pessoa Idosa, Aldair França, o encontro reforça a importância do cuidado e da valorização dos idosos. “O município conta com uma lei voltada à pessoa idosa para garantir seus direitos e promover a valorização. Hoje é um momento de informação, lazer, cultura e acolhimento, para que eles se sintam assistidos”, afirmou.

A presidente do Movimento das Donas de Casa (MDC), Cleonice Gomes, destacou a oferta de serviços de beleza, como manicure, design de sobrancelhas, massagem, maquiagem e corte e escova de cabelo, voltados à elevação da autoestima das mulheres.“É um momento muito importante e gratificante ver a alegria e o sorriso bonito no rosto de cada uma”, disse.

Também estavam disponíveis à população, através da SMS, os serviços de aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicemia capilar, HIV e sífilis, vacinação e atendimento odontológico com o odontomóvel.

Entre os participantes, Ednaldo Sousa, de 75 anos, que frequenta as atividades do Sesc há quatro anos, celebrou o reencontro com amigos e a programação especial. “É importante não só pra mim , mas para todos que estão aqui. A gente se diverte, se encontra com os amigos e participa de coisas boas que nos deixam alegres”.

Já Elzeni de Souza, de 79 anos, integrante das turmas de dança e teatro do CCI, participou de uma das apresentações. “Frequento o centro há mais de 10 anos e me sinto muito à vontade. Hoje dançamos juntos com a professora, foi muito bom”.