No domingo, 5, a população teve uma amostra do que é o novo sistema de transporte coletivo municipal

Amostra: vinte ônibus desfilaram pela cidade

Quem estava no Terminal de Ônibus da Avenida Lauro de Freitas, no centro da cidade, por volta das 9h deste domingo, 5, certamente surpreendeu-se com a chegada de alguns dos novos ônibus que, a partir desta segunda-feira, 6, começam a rodar diariamente pelas ruas de Vitória da Conquista. Eram vinte veículos: dez da Cidade Verde Transporte Rodoviário LTDA. e dez da Viação Vitória LTDA., as duas empresas vencedoras da licitação realizada pela Prefeitura Municipal referente ao novo sistema municipal de transporte coletivo.

Veículos rodaram por vários bairros da cidade

Os ônibus se organizaram em fila e trafegaram por cerca de quarenta quilômetros da área urbana, passando por vários bairros das zonas oeste e leste de Vitória da Conquista. Com isso, a população pôde ter uma amostra do que significa, de fato, a segunda etapa do processo de modernização do sistema municipal de transporte coletivo.

Valdomiro: “Ano novo, coisas novas”

Andando pela Avenida Bartolomeu de Gusmão, o lavrador Valdomiro Xavier, 74 anos, avistou os veículos enquanto se organizavam para iniciar o trajeto. Ele afirmou ter boas expectativas quanto à nova realidade do transporte público municipal. “Vai melhorar bastante”, disse. “Fica mais organizado e a cidade fica mais bonita. Entrou o ano novo com coisas novas”.

Saulo: “É preciso acompanhar a tecnologia”

Avanços– Além do aspecto visual – cores mais leves e uma padronização mais moderna –, os 160 veículos que compõem o novo sistema de transporte coletivo municipal trazem uma série de outros avanços, principalmente no que diz respeito à tecnologia, à segurança e à acessibilidade. São mais ou totalmente novos, possuem câmeras internas de monitoramento, bancos acolchoados, indicadores eletrônicos de itinerário e equipamentos que diminuem a emissão de gases poluentes. Mais de 90% da frota possui elevadores para cadeirantes. Outra novidade é a chamada “escada escamoteável” – um degrau extra na porta de entrada, destinado a facilitar o acesso das pessoas com dificuldades de locomoção.

Andrade, da Vitória: “Vamos dar um salto de qualidade”

“É preciso acompanhar a tecnologia”, avaliou o motorista Saulo Gomes após conhecer as novidades trazidas pelo novo sistema. Ele observou a passagem dos novos ônibus, quando subiam em direção ao Terminal da Lauro de Freitas. “Temos que ser cada dia mais eficientes e ter a tecnologia para melhorar, tanto para a empresa quanto para o passageiro”.

Hubner, da Cidade Verde: “A população vai sentir a diferença”

‘Nova época’– Para os operadores do novo sistema de transporte coletivo, essa eficiência está sendo alcançada. “Vamos dar um salto de qualidade muito grande. O novo sistema vai melhorar muito para o passageiro”, disse o gerente da Viação Vitória, Cláudio Vinícius Andrade, no que teve a concordância de um dos gestores da Cidade Verde, Sérgio Hubner: “A população vai sentir a diferença na frequência dos horários, pois toda a frota vai estar operando a todo vapor, fora os instrumentos adicionais que a empresa vai usar”.

Daniel Botelho: “Este ato marca o início de uma nova época”

Dessa forma, o Governo Municipal prossegue no trabalho de modernização do transporte coletivo municipal. “Esse ato que as empresas estão fazendo hoje marca o início de uma nova época no sistema de transporte público municipal”, observou o coordenador municipal de Transporte Público, Daniel Botelho.