Com o objetivo de atender as necessidades socioassistenciais da população da zona rural e também dos moradores dos condomínios Minha Casa, Minha Vida, a Prefeitura de Vitória da Conquista deu início nesta terça-feira (9), no distrito de Bate-Pé, ao programa Suas na Comunidade, que atendeu centenas de moradores da sede e da região.

Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em articulação com outras secretarias de governo, a exemplo de Desenvolvimento Rural (SMDR), a ação aconteceu em frente ao Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac/Subprefeitura). Neste espaço, os moradores puderam acessar diversos serviços oferecidos pela Prefeitura e por entidades públicas e privadas parceiras do programa, como a Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado (DPE), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Embasa e Coelba.

“Hoje estamos aqui em Bate-Pé; na próxima semana, em José Gonçalves, e depois, em Inhobim. Este é o cronograma de janeiro. De fevereiro em diante vamos ter outras localidades. Vamos rodar por toda a zona rural do município e condomínios do Minha Casa, Minha Vida, levando assistência social para quem mais precisa, encurtando distâncias, principalmente para a população da zona rural que tem dificuldade de ir até a sede do município”, declarou a prefeita Sheila Lemos.

Prefeita Sheila Lemos

Na oportunidade, a prefeita também anunciou a construção da feira coberta do distrito, que já está em fase de licitação. “Além de assistência social, nós trouxemos segurança com a iluminação LED, iluminação da quadra, recuperação das estradas, limpeza de aguadas e estamos licitando a obra de construção da feira coberta do distrito de Bate-Pé”.

O titular da Semdes, Michael Farias, explicou que o programa garante maior acesso aos serviços ofertados pelas Unidades de Atendimento Socioassistencial, fortalecendo o SUAS como sistema público garantidor de acesso a direitos sociais e oportunizando o acesso a informações e orientações qualificadas acerca dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Segundo ele, a expectativa é que até dezembro de 2024 sejam realizadas mais de 40 ações comunitárias. “É um programa grandioso e aproveitamos para agradecer a colaboração dos nossos parceiros, das demais secretarias de governo e à equipe da Semdes”, declarou Michael.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Pereira, destacou a importância de se levar serviços às comunidades rurais. “Esta parceria com a Semdes nos permitiu entregar não apenas os serviços socioassistenciais como o atendimento do Bolsa Família, mas estamos levando também o Garantia Safra e o Cadastro do Agricultor Familiar. Começamos com o pé direito aqui no distrito de Bate-Pé”, disse.

O evento também contou com a presença dos vereadores Nildo Freitas e Edjaime Rosa ‘Bibia’. Segundo Nildo, a Prefeitura tem uma equipe que uniu forças para trabalhar por Vitória da Conquista. “Não só na zona urbana, mas também na zona rural, por isso, fico feliz em poder testemunhar este trabalho”. Bibia também destacou o trabalho do Governo Municipal na zona rural: “são muitos serviços ofertados, não só de assistência social, como também melhorias de estradas, entre outras necessidades da comunidade. E Bate-Pé está sendo muito beneficiada”.

Para Benilda Brito, 51 anos, moradora do povoado de Pau Ferro, o Suas na Comunidade foi uma grande oportunidade para ela resolver algumas pendências. “Eu teria que ir até Conquista resolver questões na Embasa, na Coelba e do Cadastro Único, e hoje eu resolvi tudo aqui. Só posso achar muito bom”, avaliou Benilda.

Para Manuela Batista, 30 anos, moradora de Bate-Pé, o programa foi maravilhoso. “A nossa comunidade precisava muito desta ação. Muitos serviços que aqui não tinha, veio hoje e isso facilitou muito. Esperamos que aconteça outras vezes”.