Residencial Jacarandá

Nesta quinta-feira (18), a Prefeitura de Vitória da Conquista promoveu a 13ª edição do programa Suas na Comunidade. A ação contemplou os moradores dos condomínios residenciais Flamboyant e Jacarandá, que tiveram acesso facilitado aos serviços da assistência social, por meio do programa que busca enfrentar as vulnerabilidades sociais, aproximando a oferta de serviços das comunidades mais vulneráveis.

O Suas na Comunidade é um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em articulação com outras secretarias do governo, e visa atender os moradores da zona rural e dos condomínios residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida. Além dos serviços da assistência Social, durante as ações comunitárias é possível acessar serviços das entidades parceiras do programa, como a Defensoria Pública do Estado, que realiza acordos de divórcio e pensão alimentícia, segunda via de registro civil, exame de DNA, dentre outros serviços.

Governo Municipal cuidando dos condomínios residenciais

Antes do início dos atendimentos, a prefeita Sheila Lemos foi à comunidade conversar com os moradores e apresentar o programa. Ela destacou como o programa surgiu da necessidade de aproximar o governo municipal das pessoas. “Sabemos das dificuldades que vocês têm para ir até a Secretaria de Desenvolvimento Social, por isso nós descentralizamos os nossos atendimentos. Nem todo mundo sabe que o cadastro único precisa ser atualizado, ou não tem condição de ir até a gente fazer isso. Por isso, estamos indo até essas pessoas”, afirmou Sheila.

Sheila Lemos

A prefeita também relatou como muitas vezes os condomínios residenciais foram esquecidos pelo poder público, mas que um dos compromissos do Governo para Pessoas é levar serviço até essas comunidades. Sheila pontuou ainda outras ações desenvolvidas pela Prefeitura que beneficiaram a comunidade dos residenciais do Miro Cairo, como as reformas que estão sendo feitas através do programa Governando com as Pessoas e a iluminação de LED, por meio do programa Brilha Conquista.

“Enxergamos os condomínios residenciais e estamos trabalhando junto das pessoas. Esse é o meu compromisso com vocês, os condomínios residenciais do Minha Casa, Minha Vida jamais serão esquecidos”, destacou Sheila.

Investimento e trabalho

O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou dois pontos importantes sobre o programa Suas na Comunidade. O primeiro deles é o investimento que o Governo Municipal fez na política de assistência social, por meio do Acolhe Conquista, que tem possibilitado a execução do Suas na Comunidade, além de garantir a capacitação das equipes e melhorias nas unidades de atendimento.

“Não se faz política pública sem dinheiro, se estamos chegando até os condomínios Minha Casa, Minha Vida e até a zona rural, é por uma decisão forte e certeira de investir na assistência social. Nós iremos a todos os condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida. Estamos caminhando para que a cidade seja melhor para todas as pessoas”, afirmou Michael.

Michael Farias

Além disso, o secretário também destacou como o trabalho do Suas não vai parar, as equipes estarão constantemente visitando novas comunidades e retornando até as comunidades que já foram contempladas com o programa. “O Suas veio para ficar. Vamos realizar Suas na Comunidade este ano e nos anos seguintes, porque o compromisso do Governo Para Pessoas é estar perto de quem mais precisa”, pontuou.

Assistência social mais perto para quem mais precisa

Os moradores da comunidade participaram da ação e agradeceram o trabalho da Prefeitura. A ex-moradora do residencial Jacarandá, Piedade de Melo, disse que seu coração ainda pertence àquela comunidade. Ela acompanhou a execução do Suas na Comunidade desde a primeira edição, quando ainda era um projeto realizado durante o período da pandemia. “Hoje, o Suas é um Programa do Governo Municipal que leva esses serviços indispensáveis para que os cidadãos tenham uma qualidade de vida melhor. Sei que os bairros de Conquista são assistidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pela Prefeitura”, declarou a moradora.

Júlio Carlos Santos, morador do residencial Jacarandá, ressaltou que o trabalho feito pelo Cras na comunidade é fundamental para garantir direitos e assistir a população mais vulnerável. “Eu nunca vi um trabalho tão excelente quanto o que vem sendo realizado em Conquista. O atendimento do Cras Miro Cairo é muito bom, só tenho a agradecer”, ressaltou Júlio.

O Suas na Comunidade não atingiu apenas os moradores dos residenciais Flamboyant e Jacarandá, moradores de bairros e residenciais próximos também foram buscar os atendimentos. Foi o caso de Mireide Pereira, que é mãe de 4 filhos e mora na Vila Serrana, mas soube que a ação estava sendo realizada e foi até o local buscar os atendimentos da Diretoria de Habitação. “Um dos meus filhos tem asma e isso dificulta para que eu vá até o centro ficar em uma fila esperando atendimento. Eu não conheço muito a cidade e não sei onde ficam os serviços, aqui eu não tenho esse problema, todos os serviços estão em um só lugar”, relatou Mireide.