Para garantir que as comunidades das zonas urbana e rural tenham acesso aos serviços socioassistencias, o Governo Municipal criou o programa Suas na Comunidade, que chegou, nesta quarta-feira (28), à sexta edição deste ano. Para se ter uma ideia da dimensão do programa, só em 2024, já foram contabilizados mais de dois mil atendimentos. Dessa vez, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdes), levou essa ação para o distrito de Cabeceira do Jiboia, no povoado de Duas Vendas.

Das 9h às 14h, os moradores puderam acessar vários serviços ofertados pela assistência social e também por outras entidades públicas e privadas parceiras do programa, como a Defensoria Pública da União (DPU).

Segundo a prefeita Sheila Lemos, essa quarta-feira foi um dia de alegria, por estar com a comunidade de Cabeceira do Jiboia, um dos 11 distritos que fazem parte da extensa zona rural de Vitória da Conquista. Em sua fala, a gestora destacou os desafios de gerir uma cidade desse porte, situada no sertão baiano, porque há períodos de fortes chuvas, mas também de secas intensas. Conforme relatou, os moradores da zona rural necessitam de um trabalho diferente, porque não estão localizadas perto da Prefeitura, das secretarias, por isso, o Suas na Comunidade foi criado, para levar esses serviços até a população.

Ao enfatizar algumas necessidades da comunidade que mora no interior do município, Sheila falou da importância de trabalhar para melhorar o bem-estar desses munícipes, com a oferta de serviços nas áreas de educação, saúde, lazer e infraestrutura. Segundo ela, o seu trabalho é tornar Vitória da Conquista ainda melhor para os seus moradores, já que é a melhor cidade para se viver na Bahia e a segunda melhor do Norte-Nordeste. Nesse contexto, destacou o Brilha Conquista, programa que visa trazer mais comodidade e segurança à população de Vitória da Conquista e que já chegou a 100% da zona urbana e quase 50% da rural.

“Boa parte da região já está iluminada em LED, e no povoado onde ainda não chegou, pode aguardar que vai chegar. Nós já estamos com 100% da cidade em LED, e 60% da zona rural, faltando, ainda, 40%, mas nós vamos chegar em todos os povoados. Na zona rural é um pouco mais lento, por conta das distâncias, porque a zona rural é muito maior. Então, a gente leva um pouco mais de tempo para fazer essa revitalização do Brilha Conquista”, disse.

De acordo com o vereador Luciano Gomes, que é morador do distrito de Cabeceira do Jiboia, foi uma enorme satisfação ver esses serviços em sua comunidade, porque nem sempre é fácil para a população se deslocar até a sede do município para solucionar suas demandas. Além disso, ele destacou algumas obras e serviços que estão chegando ao distrito, como 14 quilômetros de asfalto, fruto de emenda parlamentar do deputado João Bacelar, em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista.

“Quando eu vejo uma gestão preocupada em atender bem o povo da zona rural, com estrada, iluminação de LED, como está sendo agora na zona rural, com as quadras que vão ser implantadas, escola renovada e com o serviço social como esse aqui, aí eu fico feliz”, disse.

Representando os moradores do povoado Boa Vista, Iuzino Cruz parabenizou o Governo Municipal pelo Suas na Comunidade, que prestou diversos serviços à localidade. “Obrigado a vocês, pela vinda e pelos trabalhos, porque a comunidade daqui precisa”.

Além de Iuzino, Manuela Silva Costa, moradora do povoado Brejo, também esteve presente na sexta edição do Suas na Comunidade neste ano de 2024. Ela foi em busca de atualização do cadastro no programa federal Bolsa Família. “Estou gostando do evento, porque a gente tem dificuldade de ir até a cidade para fazer essas atualizações, portanto, essa foi uma oportunidade boa para a gente”.

Conforme relatou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michel Farias, o Suas na Comunidade nasceu de uma frase dita pela ex-vice- prefeita de Vitória da Conquista, a senhora Irma Lemos, que falava sobre as dificuldades de vivência do morador da zona rural. De acordo com ele, essa ideia foi seguida pela prefeita Sheila Lemos, que tem um verdadeiro compromisso com a população da zona rural.

“O Suas na Comunidade se tornou uma realidade, que está indo a toda zona rural de Vitória da Conquista e aos condomínios do Minha Casa, Minha Vida. Se o nosso lema é “Governo para Pessoas”, a gente quer cuidar das pessoas. Na história de Vitória da Conquista, a assistência social nunca teve tantos recursos como na gestão da prefeita Sheila”.

Em sua fala, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, destacou a oferta de inserção no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que, conforme relatou, é a porta de entrada para o serviço social do agricultor. Além disso, pautou o projeto Citrus do Futuro – que visa implementar a citricultura na região, por meio do cultivo do limão, laranja e tangerina, sendo uma nova fonte de renda para os agricultores do município.

No decorrer do evento, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural promoveu o cadastro para recebimento gratuito de até 10 sacos de milho para ração de gado e ovelha que produzem leite. Ainda, falou sobre a produção da galinha gigante sertaneja balão e cadastrou os agricultores para aquisição de milho para plantio, mudas de umbu gigante e abelhas sem ferrão.

“Nós também temos uma parceria para inseminação de até 600 vacas ou novilhas por ano. Então, você que tem um gado de corte ou gado de leite, não se procure, que a gente vai tá trazendo. Esse serviço também não tem custo. Esse é o governo da prefeita Sheila Lemos, é o Governo para Pessoas”, concluiu.