Em mais uma ação do programa Suas na Comunidade, realizada nessa quarta-feira (28), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) participou com a oferta de uma série de serviços e distribuição de mudas aos moradores do distrito de Cabeceira do Jiboia.

Entre os serviços ofertados pela SMDR, destaca-se a emissão do CAF (Cadastro Ambiental Rural), documento essencial para os produtores rurais terem acesso a bancos e benefícios sociais. Essa iniciativa facilita o acesso dos agricultores aos recursos necessários para o desenvolvimento de suas atividades.

Os produtores também puderam fazer o cadastro para receber, gratuitamente, até 10 sacos de milho destinados à ração animal. Além disso, foi disponibilizado o cadastro para obtenção de milho para plantio, com a possibilidade de receber uma quantidade suficiente para atender até uma tarefa.

Outro benefício foi o cadastro no programa “Citrus do Futuro”, que disponibiliza mudas de laranja, tangerina e limão aos agricultores. Essas mudas contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar e o aumento da produção de frutas cítricas na região.

A SMDR também ofereceu o cadastramento para um curso e kit do programa “Abelha sem Ferrão”, para incentivar a criação de abelhas nativas sem ferrão e colaborar na preservação do meio ambiente e na geração de renda para os agricultores.

Também foram realizados durante a ação do Suas na Comunidade, cadastros para obtenção de mudas do projeto Umbu Gigante e do Galinha GSB (Gigante Sertaneja Balão), que promove a criação e manejo de galinhas de alto desempenho para a produção de ovos, além do serviço de inseminação artificial (IATF) em gado de leite e corte, assim como em ovinos e caprinos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, os serviços oferecidos pela SMDR têm como objetivo beneficiar os agricultores e promover o desenvolvimento rural na região. “A Secretaria de Desenvolvimento Rural tem muitas ações importantes e trabalha sempre pensando no bem estar da população rural, porque a orientação da prefeita Sheila Lemos é garantir estradas de qualidade, acesso à água tratada e geração de emprego e renda para a comunidade”, destacou.

Sobre o Suas na Comunidade

O programa Suas na Comunidade é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), com o objetivo de levar serviços e benefícios aos moradores da região. Em 2024, já foram realizadas seis edições do Suas na Comunidade, contabilizando mais de 2 mil atendimentos de serviços oferecidos pela Prefeitura e entidades parceiras.