A dona de casa Marilene Gomes de Oliveira gosta de cultivar árvores frutíferas em seu quintal, no distrito de São Sebastião. Ao ser informada que a 19ª edição do programa Suas na Comunidade estaria por lá, neste domingo (19), Lilia – como é mais conhecida na região – foi até o evento em busca de mudas de plantas e também para conhecer a oferta dos serviços socioassitenciais.

“Essa ação de hoje, pra mim, é de fundamental importância, porque ajuda as pessoas a terem acesso a vários serviços, porque é difícil a gente conseguir. E hoje aqui, com esses serviços, é mais fácil, pra mim é maravilhoso. É de suma importância, e quero que tenha mais vezes, que mais pessoas participem e que tenham mais serviços”, afirmou.

A oportunidade também veio a calhar para a autônoma Maianara Fagundes, que está em busca do auxílio do salário maternidade. “Achei muito interessante, porque na maioria das vezes essas pessoas não têm condições de ir em Conquista, ou trabalham e não têm tempo, o patrão não deixa sair. Eu mesma tenho um filho, não tenho muitas condições de ir a Conquista, porque não tenho quem olhe ele, aí eu vim aqui hoje participar”, disse.

Em seu discurso para a comunidade, a prefeita Sheila Lemos lembrou que o programa Acolhe Conquista está injetando mais de R$ 3,7 milhões na assistência social do município, permitindo a melhoria na estrutura dos serviços, a ampliação da oferta e a capacitação dos profissionais da rede. Um dos desdobramentos desse investimento é o programa Suas na Comunidade, que, até então, já realizou mais de 5.500 atendimentos, beneficiando 3.700 pessoas da zona rural e dos condomínios Minha Casa, Minha Vida.

“Porque são as pessoas que estão em condições de vulnerabilidade social e muitas vezes não têm condições de pagar o transporte para ir até a sede do município”, justificou a prefeita. “Hoje, as pessoas das comunidades próximas a São Sebastião estão sendo atendidas aqui: Malvinas, Caldeirão, Cedro, São Domingos. Em um dia de domingo, dia em que todos estão em casa. As donas de casa podem vir, os trabalhadores rurais, as mulheres que, muitas vezes, trabalham na zona urbana podem ser atendidas aqui; com o cartão do Bolsa Família, do Minha Casa Minha Vida, no Centro POP, ou para pegar informações com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres ou a Secretaria de Desenvolvimento Rural”, exemplificou.

O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, completou: “Hoje a nossa ênfase é garantir que a população de São Sebastião tenha acesso mais fácil aos serviços de assistência social e possa, através dos nossos parceiros – tanto secretarias municipais como órgãos parceiros – ter acesso a informações importantes, para que essa comunidade possa acessar direitos, ter qualidade de vida e, principalmente, nós impactarmos de forma positiva a vida de todas essas pessoas que vivem nesse território rural, que tem importância significativa no nosso município.”

Michael também lembrou que o Suas na Comunidade é fruto de uma ideia concebida por Irma Lemos, em sua gestão como vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social. Dona Irma esteve presente no evento e acompanhou a cerimônia ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias; e dos vereadores Adinilson Pereira e Nelson de Vivi.

Linha de ônibus urbano – Além de confirmar os dois dias de festa junina no distrito, a prefeita Sheila Lemos também levou outra grande novidade para os moradores locais nesta manhã. Em cerca de 45 dias, São Sebastião ganhará uma linha de transporte coletivo urbano, permitindo aos moradores que se desloquem até a sede da cidade com mais facilidade e pagando apenas a tarifa de R$ 3,80.