Os alunos finalistas nas três categorias dos concursos de redação do Projeto Lápis na Mão, iniciativa da TV Sudoeste em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Educação (Smed), participaram de um workshop, na tarde desta terça-feira (21), nas dependências da emissora.

Para o secretário Municipal de Educação, Edgard Larry, é motivo de grande alegria para o município participar deste projeto que vem, a cada ano, demonstrando a importância da valorização da educação em Vitória da Conquista. “Queremos, nesta oportunidade, em nome da nossa prefeita Sheila Lemos, reafirmar o compromisso de fazer parte deste projeto. Também, parabenizar a organização por conta do tema escolhido, que é a inclusão, com o qual devemos trabalhar diariamente, e que mereceu um destaque no programa. Agora, os alunos podem também discutir, avaliar, apresentar pontos de vista, narrar a respeito, isto é fundamental para todos nós”, afirmou.

Responsável por conduzir o workshop, a professora da Uesb, Márcia Helena de Melo Pereira, disse tratar-se de um momento especial para a banca de avaliação: “Discutimos questões de textualidade que serão importantes para eles elaborarem o subtema, apresentado hoje, além do que se requer desse subtema. Também discutimos os gêneros discursivos utilizados, a narrativa e o texto dissertativo argumentativo, as características desses textos e as questões de textualidade envolvendo coerência textual, coesão e os aspectos linguísticos”, explicou.

O gerente executivo da TV Sudoeste, Cauto Freitas, falou da lisura o projeto: a apuração certa foi pela maneira como eles colocam o que estão pensando no papel, a melhor forma, com lógica. “Redação é para vida, não paramos de fazer. Uma hora você vai escrever no celular, para o namorado, amigo, seja como for, não pode ficar aquele texto que ninguém entende nada. Tem que ter uma linha de raciocínio, começo, meio e fim”, elucidou.

Nesta quarta-feira (22), no período da tarde, haverá um workshop para os finalistas em artes visuais. Já na quinta-feira (23), será a segunda etapa para os finalistas da categoria redação. O evento de premiação do Lápis na Mão acontece no dia 5 de junho, no Centro de Convenções Divaldo Franco, às 14h.