Prefeito Herzem Gusmão e ex-prefeito Raul Ferraz visitam o Cristo de Mário Cravo

Tratar sobre a revitalização do Cristo de Mário Cravo. Esta foi a pauta do prefeito Herzem Gusmão, na manhã deste domingo (10). “Precisamos valorizar esta obra de arte. São visíveis os sinais de desgaste do tempo, o que requer a restauração, o mais rápido possível. Por isso, estamos trabalhando para revitalizar este espaço”, assegurou o prefeito.

Nessa perspectiva, a Prefeitura já encaminhou ao Ministério do Turismo um projeto de restauração, cujo investimento para execução da obra está em torno de aproximadamente R$ 800 mil. “O filho de Mário Cravo, Ivan Cravo, inclusive, esteve aqui em Conquista, avaliou e elaborou o projeto de restauração. Estamos trabalhando para dar vida a este local de valor histórico tão importante para nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

Durante a visita, o gestor foi acompanhado por assessores e também do ex-prefeito municipal, Raul Ferraz, que estava à frente da Prefeitura e contratou a obra de Mário Cravo na época. “O Cristo hoje é um ‘cruzeiro’ de Vitória da Conquista. Quando os bandeirantes chegaram aqui fizeram um Cruzeiro dos Bandeirantes, no fim do século XVIII, que poucas pessoas conheceram. Com o passar dos anos e o desgaste, sem manutenção, o cruzeirinho de baraúna acabou. Então, resolvi refazer o Cruzeiro simbolicamente através do Cristo de Mário Cravo, praticamente no mesmo local em que os bandeirantes fizeram naquela época. Escolhi Mário Cravo por ser um dos sete artistas da Organização das Nações Unidas (ONU), contratado para manter o patrimônio histórico de Jerusalém. A obra simplesmente ficou esplêndida”, contou Raul.

De acordo com o escultor Mário Cravo, o projeto é de 1963, sendo concretizado em 1980. Além da mensagem religiosa, a imagem de Jesus Cristo, com feições nordestinas, lembra a situação econômica e social da população sertaneja, que sofre com a seca, a fome, o trabalho duro e a miséria.

Placa de inauguração