Os moradores do povoado do Choça, além das Chácaras Mirassol, Cedro, Lagoa das Flores, Campo das Flores, tiveram acesso a vários serviços de assistência social e outros específicos para a comunidade rural, na manhã desta quinta-feira (23), e ficaram gratos e satisfeitos por receberem a 20ª edição do Suas na Comunidade, iniciativa do Governo Municipal com foco no enfrentamento às vulnerabilidades sociais e que já realizou mais de 5.500 atendimentos, beneficiando 3.700 pessoas da zona rural e dos condomínios Minha Casa, Minha Vida.

Há 40 anos morando no Choça, Dalvino Gomes sonho em ter sua casa própria, por isso nesta manhã ele se dirigiu a tenda montada em frente Escola Municipal Roberto Kennedy para se inscrever no programa de habitação popular. “Isso aqui é ótimo, maravilha. O que a gente espera está acontecendo. Isso é bom demais. Ajuda muito a comunidade. Os moradores estão todos alegres e satisfeitos. Agradeço muito ter trazido essa maravilha para cá. É o que vai ajudar todo mundo.”, disse o senhor enquanto aguardava seu atendimento.

A moradora do povoado Vivenda Vale das Flores, Sueli Gomes, está satisfeita com o serviço oferecido pelo Sistema Único de Assistência Social, seja pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou pelo programa Suas na Comunidade. “Gostaria de parabenizar e agradecer a todos vocês que aqui estão com esse trabalho maravilhoso. Eu não conhecia os benefícios do Cras, tive a oportunidade de conhecer, por isso estou conseguindo vários benefícios. Desejo que continuem com esse belíssimo trabalho, levando em todas as regiões”, declarou Sueli.

Dalvino Gomes

“Que dia maravilhoso, dia muito importante aqui na nossa comunidade. Isso é muito bom para todos os moradores. Estamos muito felizes com todos presentes, em especial a nossa prefeita Sheila, que está aqui para receber esse público maravilhoso. E tenho certeza que não é só essa primeira ação que vai acontecer aqui. Parabéns por esse excelente trabalho de atender pessoas que não tenham condições de estar no centro para resolver os seus benefícios”, afirmou a presidente do povoado do Choça, Lucimara Almeida.

A prefeita Sheila Lemos esteve presente na ação e reforçou o intuito do Suas na Comunidade. “Ao invés de ficarmos na sede esperando que vocês venham até os serviços da assistência Social, vamos até a comunidade para levar os serviços mais próximos das pessoas, principalmente daqueles que mais precisam. O Suas na Comunidade veio para ficar”, explicou.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o Suas na Comunidade tem revolucionado a assistência social em Vitória da Conquista e conta com outras parcerias. “São os serviços da assistência social chegando mais facilmente à população que mais precisa. Junto com parceiros importantes como a Defensoria Público Estadual e outras secretarias municipais, chegamos até as comunidades para levar serviços importantes para a vida das pessoas”, disse.

Ações para a população rural

Durante o evento, a prefeita também falou da importância de chegar com ações efetivas no interior do Município. “Quando a gente vem na comunidade é com serviço e é o que a gente vem fazendo há muito tempo nos nossos povoados. A nossa Zona Rural é enorme e nós estamos em toda ela com serviços, a exemplo do Suas na Comunidade, Carreta da Saúde, Castramóvel, manutenção de estradas, abastecimento de água, distribuição de mudas, meliponário, distribuição de milho, inseminação de vacas e ovelhas para que o homem e a mulher fixem raiz no campo e consigam ter qualidade de vida no lugar em que eles moram”, declarou a prefeita.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) oferecerá também assessoria em apicultura. Taíse dos Santos, moradora do Choça, já trabalhou com a apicultura em Boa Nova e ao saber do trabalho realizado pela SMDR ficou encantada. “Como apicultora, eu fiquei muito feliz porque a secretaria tem uma ideia e quer nos apoiar como apicultores, e eu sei que é um apoio que nós pequenos apicultores precisamos. Nós estamos encantados mesmo”, finalizou.

Taíse também recebeu uma muda