A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está acompanhando o cenário nacional epidemiológico da Covid-19, que vem demonstrando um aumento de casos, devido, principalmente, ao surgimento das novas subvariantes da ômicron, que até o momento, não foram confirmadas em Vitória da Conquista.

De acordo com o boletim epidemiológico da SMS, nos últimos 30 dias, houve 186 casos confirmados da Covid-19 no município. Se comparado com o mesmo período anterior, quando foram registrados 446 novos casos da doença, houve uma redução de 58,3%.

Em relação à ocupação hospitalar, no mês de outubro dois pacientes estavam internados com Covid-19 e em novembro o numero chegou a três.  Do total de casos confirmados no último mês, 158 já estão recuperados, 25 pessoas ainda estão em recuperação. E desde agosto, o município não registra óbitos em decorrência de complicações da doença.

Mesmo com os índices da Covid-19 indicando um cenário sob controle, com redução na quantidade de casos, estabilidade em internações e nenhuma morte de conquistense causada pelo novo coronavírus, a SMS orienta a população a manter os cuidados higiênicos preventivos e recomenda o uso de máscaras, especialmente em locais fechados e para pessoas idosas e/ou com comorbidades

“Apesar de não termos números expressivos em Vitória da Conquista, atualmente, o momento é de alerta. O cenário epidemiológico do país e do estado vem mostrando aumento, então não podemos baixar a guarda. Inclusive, é preciso reforçar a importância da vacinação, porque as coberturas vacinais das doses de reforço, tanto a terceira quanto a quarta dose, estão baixas e precisamos avançar nisso”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira.

Devido ao avanço da Covid-19 em alguns estados, o Ministério da Saúde recomendou, no início deste mês, a utilização da máscara, principalmente para as pessoas com imunossupressão, comorbidades e os idosos, em ambientes que possam apresentar um maior risco de contaminação.

“Nesse momento não há uma determinação de obrigatoriedade para o uso da máscara, além dos serviços de saúde, mas a gente faz essa recomendação muito pela linha de orientação que foi dada pelo Ministério da Saúde”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz.

Notificação de casos suspeitos

Qualquer pessoa que esteja apresentando síndrome gripal deve procurar a unidade de saúde do seu bairro para receber atendimento ou fazer a notificação pelo site de autocadastro, o Notifica PMVC. De segunda a sexta-feira, pela manhã, a equipe fará o contato telefônico com a pessoa para fazer o agendamento do teste e, caso o cadastro seja realizado no fim de semana, o contato será feito na segunda-feira pela manhã. O número de telefone precisa estar correto para efetivação do contato.

A SMS reforça, ainda, às pessoas que fizerem o autoteste da Covid-19, comercializado em farmácias,  informem o resultado no site de autocadastro que possui um campo específico para preenchimento. Essa ação é importante para evitar subnotificações e alimentar o sistema de informações municipal para avaliação do cenário epidemiológico.

A vacinação contra a Covid-19, com 1ª a 5ª doses, está sendo disponibilizada diariamente nas unidades de saúde, conforme divulgação semanal da programação nos canais oficiais da prefeitura.