O Projovem Urbano é uma iniciativa do Governo Federal, executado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através da Secretaria de Educação e Coordenação Local do Programa, que tem por finalidade a conclusão do Ensino Fundamental, Qualificação Profissional e a promoção do desenvolvimento de experiências de Participação Cidadã de jovens com faixa etária entre 18 a 29 anos, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho. A carga horária do programa é de 2.000 horas, a serem cumpridas ao longo de 18 meses letivos.

Atualmente, o programa está funcionado com dois núcleos: Núcleo I compõem as Escolas Municipais Edivanda Maria Teixeira (Jardim Valéria), E. M. José Lopes Viana (Campinhos) e no Núcleo II, as Escolas Municipais Frei Serafim do Amparo (Vila Serrana) e E. M. Doutor Antonio Hélder Thomaz (Nova Cidade) totalizando 6 turmas e 120 alunos.

Coordenadoras: Silvânia Brito Araújo (Coordenadora Geral); Patrícia Tavares Cardoso Aguiar (Coordenadora Administrativa); Lessandra Costa de Oliveira Bittencourt (Coordenadora Pedagógica).