X Conferência de Assistência Social de Vitória da Conquista acontece nos dias 9 e 10

 

Nos dias 9 e 10 de agosto, no auditório do Cemae, acontece a X Conferência Municipal de Assistência Social de Vitória da Conquista, que este ano traz como tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS“. O evento é uma das etapas da XI Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece no período de 5 a 8 de dezembro, em Brasília.

Duzentos delegados, entre representantes do poder público e da sociedade civil, participam da conferência. Eles foram escolhidos durante as pré-conferências realizadas em julho e terão a oportunidade de dialogar para estabelecer prioridades para o desenvolvimento da política pública não contributiva de assistência social nas esferas municipal, estadual e nacional.

As discussões estão divididas em quatro eixos: 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;  2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;  3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Além da votação das propostas para o documento final, durante a última plenária da conferência, serão escolhidos os delegados que representarão Vitória da Conquista na Conferência Estadual que acontece em Salvador.

Confira a programação:

9 de agosto
13h –  Credenciamento dos Delegados (das 13h às 15h)
14h – Abertura Oficial
Composição da Mesa
Hino Nacional
15h – Leitura e Aprovação do Regimento da X Conferência Municipal de Assistência Social
16h30 – Palestra Magna: Thaise Viana, Assistente Social e Coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia

10 de agosto
8h – Discussão do Processo Conferencial dos Eixos Temáticos, na Escola de Formação da Saúde (Cemae)
12h30 – Intervalo para almoço
14h – Apresentação Cultural do Coral da Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora das Graças
14h30 – Discussão e Aprovação das Propostas e Escolha dos Delegados para a XI Conferência Estadual de Assistência Social
18h – Encerramento

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
11/10
Cras Jardim Valéria celebra Dia das Crianças no Estádio Lomanto Júnior
Desenvolvimento Social
07/10
Cerca de 200 pessoas de São João da Vitória são atendidas pelo Bolsa Família Móvel
Desenvolvimento Social
06/10
Mês da Criança: Cras oferece serviço de beleza no Bruno Bacelar
Desenvolvimento Social
05/10
Bolsa Família Móvel chega ao distrito de São João da Vitória neste sábado, 7