Vitória da Conquista sedia Workshop Comemorativo ao Ano Internacional da Luz

Vitória da Conquista sedia, no próximo dia 18 de outubro, o “I Workshop Comemorativo ao Ano Internacional da Luz – Novas Terapias Fotônicas na Área da Saúde”. Na ocasião, também acontecerá o “I Encontro de Difusão Científica na Escola”, que tem como objetivo apresentar à comunidade os novos tratamentos e métodos de diagnóstico fotônicos, ou seja, aqueles que utilizam equipamentos de luzes especiais.

Promovido pelo grupo de pesquisa Biofotônica Aplicada à Saúde (B.A.S.), ligado ao Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, o evento contará com palestra, curso, minicursos e apresentação de trabalhos. Também faz parte da programação, a aula pública “Luz, ciência e vida”, promovida pelo premiado físico e cientista da Academia de Ciências do Vaticano, professor titular da USP, Vanderlei Bagnato, que abordará sobre o uso de técnicas ópticas no tratamento do câncer.

No sábado, 17, às 16h, o professor Vanderlei Bagnato ministrará aula pública sobre a temática “Luz, ciência e vida”. O tema foi escolhido em virtude de 2015 ser considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o ano internacional da Luz. A aula, destinada ao público em geral, inclusive estudantes do ensino médio, acontecerá na Ufba, assim como o restante da programação.

Referência municipal – Em Vitória da Conquista, o grupo de pesquisa Biofotônica Aplicada à Saúde do IMS/Ufba, realiza pesquisas com crianças HIV positivas atendidas pelo Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav) da Prefeitura. Atualmente, o grupo também trabalha com estudos clínicos que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida de pacientes com úlceras por pressão, que estão internadas no Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Inscrições e mais informações para o “I Workshop Comemorativo ao Ano Internacional da Luz – Novas Terapias Fotônicas na Área da Saúde”, que também tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), no site www.ims.ufba.br.

Notícias Relacionadas

Meio Ambiente
22/03
Prefeitura alerta sobre impactos resultantes de ocupações em áreas de preservação ambiental
Meio Ambiente
22/03
Dia Mundial da Água: Secretaria do Meio Ambiente promove atividades no Lar Santa Catarina de Sena
Notícias
22/03
Iniciativa do Sírio Libanês traz cursos de especialização para Vitoria da Conquista
Notícias
22/03
Fundação de Saúde amplia licença maternidade para 180 dias