Vitória da Conquista sedia o I Encontro Baiano de Assistência Farmacêutica

O intuito do evento é discutir estratégias para efetivar as ações de assistência farmacêutica no SUS

Farmacêuticos gestores da assistência farmacêutica municipal e aqueles que atuam na Rede de Atenção Básica, coordenadores desta área e graduandos do curso de Farmácia, se reuniram, na manhã desta quinta-feira, 8, para a abertura do I Encontro Baiano de Assistência Farmacêutica. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação de Farmacêuticos de Vitória da Conquista.

O tema do encontro é a “Qualificação da Assistência Farmacêutica no SUS” e tem como objetivo discutir estratégias para efetivar as ações de assistência farmacêutica no SUS, a fim de promover o uso racional de medicamentos, bem como propiciar a atualização de profissionais e graduandos em Farmácia.

De acordo com a coordenadora municipal de Assistência Farmacêutica, Fabiely Gomes, Vitória da Conquista tem alcançado muitos avanços dentro da área nos dez anos de políticas de assistência farmacêutica no Brasil. “Durante esses anos, o município alcançou bons resultados transformados em serviços, a exemplo da Farmácia da Família. A ideia de sediar esse encontro foi justamente a de divulgar as experiências que temos aqui, bem como ouvir experiências do nosso panorama nacional e estadual”, explicou.

Parceira da iniciativa, a Associação de Farmacêuticos de Vitória da Conquista e região (Asfarm) estava representada pelo presidente, Pablo Maciel Moreira. Para ele, o evento é a consolidação de um trabalho que vem sendo desenvolvido há algum tempo. “O encontro, para nós da associação, representa trazer a discussão da assistência farmacêutica, principalmente de seu componente básico, o atendimento às pessoas, na tentativa de esclarecer discentes do curso de Farmácia e apoiar os profissionais nas atividades do dia a dia”, afirmou.

‘Aperfeiçoando o aprendizado’ – Ir além da sala de aula é um ponto fundamental para os estudantes e também para os profissionais da área farmacêutica, uma vez que permite o aperfeiçoamento do aprendizado e a expansão dos conhecimentos, aliados às novidades da profissão. Foi com essa ideia que a estudante do décimo semestre de Farmácia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bruna Souza Santos, se inscreveu para o I Encontro Baiano de Assistência Farmacêutica. “Eu, como estudante, acredito que são em momentos como esse que a gente pode se atualizar em temas que abordam o acesso, o uso e a dispensação do medicamento, por exemplo. Assim, já conhecemos o que está sendo visto no mercado para aplicarmos futuramente”, disse a estudante.

O encontro está sendo realizado no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e segue até o dia 9, sexta-feira, onde abordará temas como “Uso racional dos medicamentos”, “Panorama da Assistência Farmacêutica no Sus”, entre outros.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14