UPB Capacita, no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae)

Vitória da Conquista está sediando a UPB Capacita. O evento teve início na manhã desta quinta-feira (12), no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae). Realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), a ação tem o propósito de qualificar gestores e servidores de 81 municípios da região na resolução de problemas do cotidiano da administração pública municipal.

“Nosso objetivo é capacitar os técnicos que prestam assessoria para os prefeitos e prefeituras, para que eles possam se adequar à realidade, que muda de forma dinâmica nos órgãos de controle que fiscalizam as gestões públicas das prefeituras da Bahia”, explica o presidente da UPB, Eures Ribeiro. E completa: “O ente mais próximo do povo é a prefeitura. Daí a importância de a Prefeitura estar preparada para atender às demandas que vêm da população.”

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos: “A cada dia procuramos melhorar o nosso trabalho e deixá-lo mais transparente”

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, esteve na abertura do evento, representando o prefeito Herzem Gusmão. Para ela, é um momento de alegria e uma grande conquista sediar o encontro. “A cada dia procuramos melhorar o nosso trabalho e deixá-lo mais transparente, para que a comunidade e a população tenham conhecimento do que está acontecendo dentro do município”, afirma, destacando a importância da capacitação.

O evento se estende até o dia 13 de julho. Dentre os temas abordados na atividade, estão consequências das contratações sem licitações; pautas municipalistas e os resultados da XXI Marcha; principais motivos para rejeição de contas; projetos de engenharia para os municípios; planejamento do solo urbano; captação e bloqueio de recursos da União: soluções administrativas e jurídicas; reforma tributária dos municípios; comunicação em benefício da gestão pública e regularização fundiária urbana.

O evento tem o propósito de qualificar gestores e servidores de 81 municípios da região