26

Vitória da Conquista está recebendo a etapa macrorregional da 1ª Conferência de Vigilância em Saúde que tem como tema “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o Fortalecimento do SUS como Direito à Proteção e Promoção da Saúde do Povo Brasileiro”. A região Sudoeste é a primeira a realizar o evento que acontece no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), na Av. Olívia Flores até esta quarta-feira, 27.

O principal objetivo do encontro é conhecer as propostas para a formulação da política nacional de vigilância em saúde e para o fortalecimento de ações de promoção e proteção à saúde. A partir do que for estabelecido nas macrorregionais, as ideias serão encaminhadas para a etapa estadual onde passam novamente por uma avaliação e, se aprovadas, encaminhadas para a conferência nacional.

Para a secretária municipal de Saúde, Ceres Almeida, a realização de mais esta reunião, com os resultados da reunião ampliada que aconteceu no começo do último mês de agosto, é de extrema importância para a área da saúde no município. “Para que o SUS consiga cumprir com sua proposta é necessário que essas discussões aconteçam”, afirmou a secretária. “Vitória da Conquista tem cerca de 450 mil habitantes e, como toda cidade deste porte, inúmeros problemas e situações precisam ser discutidas. A Conferência Nacional vai ser o momento chave de levarmos essas questões ao conhecimento dos governantes”, completa.

Depois de Vitória da Conquista, as conferências serão realizadas em Feira de Santana, nos dias 27 e 28 de setembro, e em Juazeiro, nos dias 28 e 29 de setembro. As próximas etapas serão a Conferência Estadual, que acontece de 25 a 28 de outubro, e a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) que será realizada em Brasília pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS, entre os dias 21 e 24 de novembro.