Vitória da Conquista realiza hemograma para acompanhar suspeitas de dengue

laboratorio-central-51

Quando um paciente está com dengue, os níveis normais de plaquetas (que fazem parte da coagulação do sangue e giram em torno de 150 mil a 450 mil) podem cair, levando a uma hemorragia interna. Por isso, em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado hemograma seriado nos pacientes com suspeita de dengue. O município é o único da Bahia, atualmente, que adotou essa estratégia no combate a doença.

“É um exame que nos orienta. Na contagem das plaquetas, o que mais nos chama a atenção é a quantidade delas, que tende a cair a partir do quarto, quinto dia depois do início dos sintomas. Por meio desse exame, verificamos também os parâmetros da coagulação do sangue. Além disso, ele nos dá outros resultados que nos orientam a fechar um diagnóstico”, explicou o clínico-geral da Unidade de Saúde da Família Nestor Guimarães, Orlando Santana.

A decisão do Comitê Municipal de Enfrentamento a Dengue, Chikungunya e Zika em utilizar tal procedimento se deu com o intuito de evitar que o estado de saúde do paciente seja agravado, levando a sua internação.

“Todas as vezes que temos um indicativo de que o paciente precisa de acompanhamento, o Laboratório Central do Município informa à Atenção Básica que dispara uma equipe para ir a casa do paciente averiguar a situação. Com a realização do hemograma e com essa assistência, nós conseguimos reduzir bastante a hospitalização do paciente e o óbito é zero. Essa é a importância do trabalho, é o que buscamos”, disse o coordenador do Laboratório Central, Gildásio Cairo.

“Foi uma decisão super importante, como todas as outras estratégias que o comitê tem definido. A sorologia para a dengue serve como dado epidemiológico para que possamos fazer as medidas de combate ao mosquito”, completou Gildásio.

No primeiro trimestre de 2016, foram realizados mais de 21 mil hemogramas. Por mês, o Lacem tem feito em torno de 3 mil hemogramas a mais para atender a essa demanda. O exame é simples e de baixo custo. O resultados ficam prontos em até 24h e disponível no site da Prefeitura.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
24/06
Tradição e simplicidade: uma noite de São João no distrito de José Gonçalves
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
24/06
Arraiá da Conquista reforça tradição junina no distrito de José Gonçalves
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
24/06
Arraiá da Conquista: cultura regional é valorizada na última noite de festa
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
24/06
Arraiá da Conquista aumenta renda de empreendedores