Representantes da Secretaria Municipal de Educação participaram do Encontro de Mobilização da Rede de Assistência Técnica e Formativa dos Planos de Carreira e Remuneração realizado nesta sexta-feira (13), no Polo UAB de Vitória da Conquista. O evento teve ainda a presença de outros cinco municípios.

Durante o encontro, que correspondeu à terceira etapa formativa desenvolvida pela Rede de Assistência Técnica para Elaboração ou Adequação dos Planos de Carreira e Remuneração (Rede PCR) da Bahia, foi estudada a construção de uma minuta de Plano de Carreira. Nas fases anteriores, foram debatidos o financiamento da Educação e a operacionalização do Sistema de Apoio e Gestão de Planos de Carreira, chamado de SisPCR.

“Oferecemos suporte para que em cada município possa ter uma equipe capaz de elaborar, fazer as adequações ou instituir um plano de carreira em sua realidade”, explicou o avaliador educacional da Rede PCR-Bahia, Hamilton Pacheco.

Para a anfitriã do encontro, a secretária de Educação de Vitória da Conquista, Selma Oliveira, o momento é significativo: “Estamos trocando experiências com os municípios circunvizinhos. Agradecemos e parabenizamos a Rede PCR pela proposta de enviar um representante para esclarecer vários pontos que nos norteiam para termos o foco principal que é a educação de qualidade. E essa educação se faz com a produção em sala de aula e a valorização do professor fortalecida”.

Pela primeira vez participando do encontro, o secretário de Cândido Sales, Raniele Moreira, também gostou do que aprendeu: “Neste mundo moderno onde as coisas se modificam com um clique, a gente tem a preocupação de buscar o conhecimento para organizar rapidamente o nosso município de forma correta”.

A gestão de Vitória da Conquista também está interessada no processo e está se empenhando para alcançar as metas das leis federais. “É um trabalho muito grande, mas vamos fazendo o que é possível para atendermos os anseios dos professores da Rede Municipal”, comentou a secretária adjunta e coordenadora pedagógica, Dilvane Chagas.

A Rede PCR é uma iniciativa do Ministério da Educação, coordenada pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC), em parceria com o Conselho dos Secretários de Educação (Consed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).