Vitória da Conquista é destaque no Ranking do Saneamento 2014

A Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário de Vitória da Conquista, entregue em junho de 2013, elevou para 85% a rede de cobertura de esgotamento na cidade. O novo equipamento, que contou com o investimento de cerca de R$ 116 milhões, entre recursos federais e estaduais, foi um importante avanço em relação aos investimentos no setor de Saneamento Básico.

Prova disso foi o resultado do levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil, que realiza um diagnóstico dos principais indicadores de saneamento básico – abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, perdas, investimentos, arrecadação -, no qual, Vitória da Conquista foi a cidade baiana que recebeu melhor pontuação do norte e nordeste brasileiro no Ranking do Saneamento 2014*.

A pesquisa, que é feita entre os 100 maiores municípios brasileiros, apresenta a cidade do sudoeste baiano na 32ª colocação em nível nacional – à frente de algumas capitais como Rio de Janeiro, que aparece na 56ª posição, e Recife, a 68ª colocada. A cidade se destacou também em relação aos outros dois municípios da Bahia que aparecem no ranking: Salvador, que ocupa a 34ª posição e Feira de Santana, 67ª colocada. O estudo indica também que a cidade avançou no que se refere ao saneamento básico em relação a 2013, quando Vitória da Conquista ocupava a 36ª posição.

Outros investimentos – Ainda em 2013, Vitória da Conquista foi um dos 13 municípios da Bahia contemplados com investimentos para obras de saneamento básico. O investimento é de aproximadamente R$ 25 milhões. Com isso, o sistema de esgotamento sanitário da cidade está sendo ampliado com mais de três mil ligações domiciliares.

*A base de dados consultada foi extraída do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) 2012 da União. 

Notícias Relacionadas

Infraestrutura Urbana
24/04
Prefeitura realiza operação tapa-buraco na avenida Amazonas
Infraestrutura Urbana
20/04
Prefeitura pavimenta rua no distrito de José Gonçalves
Infraestrutura Urbana
18/04
Prefeitura abre quatro novas ruas no loteamento Vila Elisa
Infraestrutura Urbana
03/04
Prefeitura realiza serviços emergenciais pela cidade por causa das chuvas