Notícia boa! Vitória da Conquista se destaca entre os municípios com mais ações desempenhadas no Programa Saúde na Escola (PSE) em todo o Brasil, durante o ano de 2019.

O Programa é uma estratégia dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem o intuito de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades.

Aqui em Vitória da Conquista, as ações do biênio 2019/2020 foram planejadas por um Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) composto por membros das Secretarias de Saúde e Educação. Somente durante o primeiro ano de adesão ao Programa, foram realizadas 13.469 ações do programa em 98 escolas da rede municipal que participam do Programa Saúde na Escola, o que levou Conquista a ser o 4º município do Brasil com mais ações do Programa.

“As ações do PSE são desenvolvidas nas escolas, mas quem executa são as unidades de saúde com apoio de outros parceiros, como o CAAV (Centro de Atenção à Vida) e os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Cada equipe de saúde tem a sua escola de referência. Algumas equipes têm mais de uma escola, pois abrange as instituições de ensino que estão naquele território da Unidade de Saúde”, explica Gabriela Marques, Apoiadora Institucional e responsável pelo PSE na Atenção Básica.

Atividade lúdica realizada em 2019 com alunos da Rede Municipal de ensino

O programa conta com o elenco de 12 ações que envolvem diversas áreas relacionadas a alimentação saudável, saúde bucal, práticas corporais de atividades físicas, cidadania e direitos humanos, verificação da situação vacinal das crianças, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, dentre outros.  “As ações realizadas pelo Programa visam promover o bem-estar das crianças e adolescentes dentro e fora da escola, uma vez que os alunos levam as orientações recebidas também para a família. Por isso, recebemos com grande alegria essa notícia que representa o reconhecimento do empenho de toda a equipe que compõe o PSE em realizar as ações propostas e atender o maior número possível de crianças e adolescentes em todas as escolas cadastradas no programa”, comemora Júlia Alves, coordenadora do Núcleo de Educação Infantil.

Ação realizada em 2019 com avaliação antropométrica e nutricional dos alunos rede municipal de educação

A Diretora de Atenção Básica, Julieide Rosa, destaca o empenho dos profissionais envolvidos nesse resultado: “Quero agradecer imensamente todo apoio dos nossos servidores da Atenção Básica que assumiram com muito brilhantismo as ações do PSE em cada Unidade. Todos são fundamentais para o êxito dessas ações que agora nos agracia e nos honra com essa posição de 4º lugar no Brasil”.