Vitória da Conquista contará com Caps AD III

Além desse equipamento, o município vai passar a dispor também da Unidade de Acolhimento Adulto; ambos integram o programa “Crack, é possível vencer”

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)* de Vitória da Conquista será fortalecida e o município se consolidará como referência na garantia de serviços voltados para a prevenção e o tratamento da dependência química. Isso porque a cidade receberá mais dois equipamentos do programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal.

O primeiro é o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (Caps AD III). O serviço oferecerá, entre outros, acompanhamento clínico; acolhimento noturno por no máximo sete noites seguidas ou 14 alternadas durante um período de 30 dias; uma estrutura de 12 leitos; e suporte da equipe de saúde 24h, incluindo os feriados. Ele funcionará na Avenida João Pessoa, nº 222, Centro, onde atualmente funciona o Caps AD. A unidade foi reformada para sediar o novo serviço.

O segundo é a Unidade de Acolhimento Adulto, destinada aos pacientes que necessitam passar por um acolhimento mais prolongado. O local contará com 15 leitos, onde cada paciente poderá ficar no máximo por seis meses.

As duas novas estruturas estão preparadas para receber homens e mulheres adultos e, eventualmente, adolescentes dentro do que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O investimento em ambos os equipamentos somam R$ 125 mil de recursos provenientes dos governos Municipal e Federal.

A entrega dos equipamentos ocorrerá no próximo dia 16 de abril, às 16h, na Avenida Espanha, nº 606, bairro Candeias e contará com as presenças de representantes das esferas municipal – entre eles, o prefeito Guilherme Menezes –, estadual (da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos) e federal.

* Atualmente, a rede conta com um Caps II, um Caps Infantil e Adolescente (Caps IA), um Caps AD, um Consultório na Rua, além do Hospital Estadual Afrânio Peixoto.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14