Vitória da Conquista comemora reconhecimento do programa Busca Ativa Permanente

SC2_5361

Avaliado pelas soluções inovadoras para situações e problemas que se repetem ao longo do tempo, inclusive a adaptação de instrumentos para serem aplicados em novos contextos, o programa Busca Ativa Permanente – Ação, Articulação e Atendimento, executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista, foi reconhecido como um exemplo para os demais municípios.

O programa, que realiza o acompanhamento da população do Cadastro Único do Governo Federal, recebeu o Prêmio Boas Práticas de Gestão e Assistência Social, concedido pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) às práticas bem sucedidas desenvolvidas pela Política de Assistência Social que estejam contribuindo para modernização, inovação, eficácia e eficiência do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, buscando contribuir divulgando essas boas experiências para outros municípios.

Para o prefeito Guilherme Menezes, o reconhecimento coloca Vitória da Conquista na dianteira, mais uma vez. “Por iniciativa do município, o Programa Bolsa Família faz uma busca ativa de famílias em pobreza e extrema pobreza. Um reconhecimento estadual e nacional. Portanto, mais uma distinção muito interessante na área do desenvolvimento social para Vitória da Conquista”, comemorou o prefeito, que recebeu o troféu das mãos da secretária de Desenvolvimento Social, Kátia Silene Freitas, juntamente com o promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Coelho.

“Fazemos um trabalho que busca saber se há algum tipo de violência, necessidade de encaminhamento para os demais serviços, acompanhamos a frequência escolar. Temos uma rede que funciona. Isso só é possível por termos políticas públicas em nossa cidade, fruto de uma decisão política”, destacou a secretária. Em 2015, foram 7123 visitas a domicílios, 1079 atendimentos e 19 visitas institucionais do serviço social do programa.

A premiação aconteceu durante o VII Encontro Baiano dos Gestores Municipais de Assistência Social, em Porto Seguro, com a participação de mais de 200 municípios da Bahia, do Ministério do Desenvolvimento Social, Superintendente de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SAS/SJDHDS), além da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
15/12
Com apoio da Prefeitura, Conquista serve de locação para longa-metragem internacional
Gabinete Civil
15/12
Arte e Educação: Prefeitura Móvel oferece atividades pedagógicas para as crianças do bairro Urbis VI
Mobilidade Urbana
15/12
Prefeitura deve pavimentar a Siqueira Campos neste sábado, 16
Educação
15/12
Seminário apresenta trabalhos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino