Vitória da Conquista comemora os 195 anos de Independência do Brasil

Milhares de pessoas de diferentes idades foram até a Avenida Integração na manhã desta quinta-feira para assistir o desfile do 7 de Setembro em Vitória da Conquista. Segundo a Polícia Militar (PM), mais de 20 mil pessoas acompanharam e desfilaram na celebração que marcou os 195 anos da Independência do Brasil.

No palanque oficial, estiveram presentes o prefeito Herzem Gusmão, a vice-prefeita Irma Lemos, vereadores, secretários municipais, oficiais, entre outras autoridades. Com o tema “Independência: Conquista Joia do Sertão Baiano”, o desfile, como lembrou o prefeito, foi o primeiro a ser realizado pela atual gestão.

“Este é o primeiro desfile do nosso governo e trouxemos para a avenida muitos destaques, como o tema, em si, enaltecendo a nossa terra, que eu amo; a Serra do Periperi, que estamos lutando para preservar; Elomar Figueira, um dos maiores nomes da nossa cultura e nacionalmente conhecido; e Jota Menezes, que representa a Rádio Clube, um marco histórico e relevante – e homenageando ele, a gente homenageia merecidamente este veículo de comunicação que é o rádio”, realçou o prefeito.

O líder do Governo na Câmara, o vereador Luís Carlos Dudé falou sobre a magnitude do 7 de Setembro para o povo brasileiro. “Esta é uma data muito importante para todos nós brasileiros, que lutamos sempre pelo melhor para este país. Nós temos que, a cada ano, a cada momento sermos mais autênticos dentro desse posicionamento de civismo.”

Reafirmação do Patriotismo – Cumprindo mais uma vez a tradição, a parada cívica foi aberta com o desfile militar. Em seguida, foi a vez das entidades civis da cidade desfilarem nesta importante celebração, apresentando o trabalho que desenvolvem e reafirmando o patriotismo que possuem.

“No mundo em que nós vivemos hoje, se nós não tivermos esses valores cultivados para o crescimento de uma nação vai ficar complicado. Então essas crianças que estão aqui hoje têm despertado este sentimento. E este sentimento faz com que eles possam, no futuro, ser bons cidadãos”, assegurou Fabiano Abel, líder master avançado do Clube dos Desbravadores.

Animado pela musicalidade das fanfarras municipais e estaduais e da Filarmônica Municipal, o público gostou do que viu. Para muitos, como foi o caso do morador de José Gonçalves, Antônio Benigno, esta foi a primeira vez que acompanhou um desfile de perto. “Era algo que eu não tinha participado, não tinha conhecido. Mas estou gostando e já estou fazendo com que meu filho seja patriota desde pequeno”, contou.

A parada cívico-militar contou ainda com a participação do Grupo Uniforça, o Grito dos Excluídos e foi encerrada pelo projeto Redenção, realizado há mais de uma década por várias igrejas evangélicas da cidade e que tem por objetivo orar pelo município. E foi justamente isso o que aconteceu, vestidos de roxo, que simboliza a unidade, liderados pelo apóstolo Edilson Silva, pastores e fiéis realizaram no encerramento do desfile um momento de prece pelos poderes públicos locais e entregaram uma chave simbólica da cidade ao prefeito.

SC2_8769

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
24/11
Prefeitura analisa alternativas para reativar o antigo Cine Madrigal
Gabinete Civil
24/11
Prefeitura lança Serviço de Controle de Zoonoses
Gabinete Civil
23/11
Prefeitura, Ministério do Trabalho e Ifba firmam parceria para implantação do Cidadão Aprendiz
Gabinete Civil
23/11
Palestra discute “Racismo Virtual”