Vitória da Conquista combate a intolerância religiosa nos dias 20 e 21

card-1-cpyCom apoio da Prefeitura, serão realizados a Alvorada dos Ojás e o Dia de Impacto contra a Intolerância Religiosa

O Brasil é um Estado laico e isto está garantido pela Constituição Federal, que em seu artigo 5º, inciso VI, diz ser “inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, proteção aos locais de culto e as suas liturgias”.

No entanto, a realidade demonstra que a busca pela plena liberdade de crença deve ser um exercício diário . Por isso, em Vitória da Conquista, duas atividades marcarão o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, data oficialmente celebrada em 21 de janeiro.

As ações serão promovidas pelo povo de santo e por organizações sociais, culturais e religiosas da cidade, com o apoio da Prefeitura por meio da Coordenação Municipal de Igualdade Racial, e ainda do Conselho Municipal de Igualdade Racial. O evento traz como tema: “Em um Estado laico, o diálogo é o melhor das religiões”.

No dia 20, às 22h30, na Praça Tancredo Neves, será realizada a quarta edição da Alvorada dos Ojás, quando grupos religiosos de matriz africana saem de dentro de seus terreiros com os ojás (elemento sagrado de proteção da cabeça – o “ori”) e, já pela madrugada, enlaçam os troncos das árvores com panos brancos. O gesto simboliza, ao mesmo tempo, humildade e coragem, e significa um “abraço pela paz” em Vitória da Conquista.

Já no dia 21, na área aberta do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, a programação segue com o Dia de Impacto contra a Intolerância Religiosa. O evento começa, à partir das 8h30, com apresentações de mestres de capoeira. Em seguida, haverá oficinas de empoderamento estético, apresentações culturais e um momento de diálogo entre lideranças religiosas. O encerramento contará com apresentações de samba de roda.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
24/04
Em Brasília, prefeito participa de evento sobre sustentabilidade urbana
Gabinete Civil
24/04
Vitória da Conquista ganha serviço de alta complexidade em Oncologia pelo SUS
Gabinete Civil
22/04
Conquista disputa com o Vitória a classificação na final do Campeonato Baiano 2017
Gabinete Civil
21/04
Palmas para Vitória da Conquista: Governo Municipal discute ações do Programa