Vitória da Conquista celebra Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Toda a programação foi discutida durante reuniões com os diversos representantes

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação Municipal de Políticas da Igualdade Racial, o Conselho Municipal referente à área e o Povo de Santo de Vitória da Conquista realizam, na noite da próxima terça-feira, 20, a segunda edição da Alvorada dos Ojás. A atividade, que conta com o apoio do Coletivo de Entidades Negras – Bahia, acontece a partir das 21h, na Praça Tancredo Neves.

Na ocasião, religiosos dos cultos de matriz africana amarram tecidos brancos utilizados nos rituais de candomblé, os ojás, em árvores numa declaração de paz e amor pela cidade. O objetivo do ato é exigir respeito, combater a intolerância religiosa e garantir a liberdade de cultos a todos os segmentos religiosos.

A celebração contará com o ritual do Ipadê ao Orixá Exú, responsável pela abertura dos caminhos e garantidor do êxito da atividade, e terá a participação de líderes de outros segmentos religiosos. Eles se pronunciarão sobre a importância do respeito às religiões e a liberdade de culto.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi escolhido em memória à morte de Mãe Gilda, Yalorixá do terreiro Abassá de Ogum, ocorrida em Salvador, no ano 2000. A morte da líder religiosa de matriz africana foi consequência de um ato de intolerância.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
27/07
Prefeitura decreta luto oficial pelo falecimento de Moacyr Figueira
Gabinete Civil
25/07
Vitória da Conquista recebe visita técnica de arquitetos curitibanos
Gabinete Civil
25/07
Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é celebrado na cidade
Gabinete Civil
21/07
Prefeitura e Coelba assinam termo de compensação ambiental