Vitória da Conquista atinge meta da campanha de vacinação contra a gripe

Mais de 50 mil pessoas foram vacinadas contra gripe

O inverno chegou e com ele as baixas temperaturas que são responsáveis pelo aumento de casos de doenças respiratórias, entre elas a gripe, que em alguns grupos da população, como crianças e idosos, pode ser agravada e levar a morte. Por isso, há 17 anos, o Governo Federal realiza a campanha nacional de vacinação contra a gripe.

Este ano, em Vitória da Conquista, a campanha atingiu 81,53% das 64.452 pessoas que integram o público-alvo, ou seja, foram vacinadas, até o dia 19 de junho, 52.547 pessoas dos grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz e trabalhadores da saúde.

A vacina estará disponível nos postos de saúde até acabar o estoque. “Esta vacina previne quanto à alguns tipos de vírus causadores da gripe, mas as pessoas devem ficar atentas aos sintomas como febre, dores no corpo, tosse, coriza, entre outros, principalmente em crianças e idosos. Nestes casos, é bom procurar uma unidade de saúde”, explica a coordenadora municipal de Imunização, Elba Sampaio.

Prevenção  – Para evitar contrair doenças respiratórias, seja gripe ou resfriado, é bom sempre manter alguns hábitos de higiene como lavar as mãos, utilizar lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

É fundamental também cobrir o nariz ao tossir e espirrar. Mas não use a mão para isso. Cubra o rosto com área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotovelo. Assim, você evita tocar em objetos com as mãos cheias de vírus que podem contaminar outras pessoas. (Informações do Ministério da Saúde)

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14