Vitória da Conquista alia crescimento da economia à melhoria da qualidade de vida da população

Um novo ano começou e com ele, a certeza de que Vitória da Conquista é uma das 100 melhores cidades do Brasil. A conclusão é do primeiro Índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras – BCI 100, elaborado pela Delta Economics & Finance e divulgado pelo site da revista América Economia.

O estudo avaliou um conjunto de 77 atributos das 100 maiores cidades brasileiras, distribuídos em dez dimensões: finanças, governança, bem-estar, econômica, segurança, domicílios, saúde, educação, digital e geral. Vitória da Conquista aparece em 95º lugar entre os 5.564 municípios pesquisados pelo estudo.

A seleção das 100 cidades avaliadas pela pesquisa teve como base o ordenamento de acordo com a população residente, levando-se em conta os dados do Censo 2010. Participaram da pesquisa todos os municípios para os quais existem informações socioeconômicas disponíveis em fontes oficiais.

Vale registrar que, segundo registrou o BCI 100, Vitória da Conquista apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,678. A dimensão econômica atingiu 3,93. Saúde chegou a 4,90, e educação, a 2,77. A dimensão governança chegou a um índice de 12,50, principalmente em razão da valorização da participação popular no município – vide o sucesso do Orçamento Participativo, instrumento implementado de forma sempre crescente, desde 1997, por meio do qual a população contribui com as decisões da Prefeitura sobre como e onde aplicar os recursos do município.

Somando-se os índices dessas dimensões aos de todas as outras que foram consideradas pela pesquisa produzida pela Delta Economics & Finance, Vitória da Conquista atingiu um total de 32,87 pontos, o que corresponde a 42,69% da pontuação possível. Isso valeu ao município a colocação entre os 100 melhores municípios do país, numa pesquisa que considerou índices de todas as cidades brasileiras.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
20/10
Escola Maria Leal promove 1º Seminário da Família em Capinal
Gabinete Civil
20/10
Deserg recupera máquinas para dinamizar obras na cidade e no campo
Gabinete Civil
20/10
Outubro Rosa mobiliza servidoras da Secretaria de Serviços Públicos
Gabinete Civil
18/10
Prefeitura dá ultimato à Viação Vitória