Carros-pipa passarão por inspeção até 5 de março

Esta semana, a Vigilância Sanitária iniciou a inspeção dos caminhões-pipa, no pátio do Deserg. Ao todo, 48 caminhões passarão pela vistoria, e se aprovados, receberão a habilitação necessária para se credenciarem na Operação Pipa, que transporta água potável para zona rural.

O fiscal sanitário, Mateus Caires, explica como é feita a inspeção: “Nós observamos se a tinta está adequada para a finalidade do veículo, se tem ferrugem dentro do tanque, se a tampa da mangueira está vedada pra não entrar inseto, tudo que possa impedir que a água transportada esteja com qualidade’’.

Gilberto Gomes trabalha há doze anos como pipeiro e reconhece a importância desse serviço: “A inspeção é essencial porque nos torna habilitados, caso a gente queira nos credenciar na Operação, que é uma forma de termos uma renda a mais e também de ajudar o pessoal da zona rural que necessita de água’’.

A inspetora sanitária, Cristiane Couto ressalta que a inspeção é fundamental para garantir que a Operação Pipa seja realizada por meio de um veículo que atenda a legislação sanitária. “Não adianta a água ser tratada se ela é transportada em um veículo cujo o tanque esteja com ferrugem, poeira, insetos ou outros tipos de contaminação’’.

A inspeção vai até o dia 5 de março.