Vigilância Sanitária e Ambiental atua diretamente na prevenção de riscos e danos à saude

No município, existem 3.835 estabelecimentos cadastrados na Vigilância Sanitária

Garantir o respeito ao meio ambiente e a saúde da população é um dos principais objetivos da Prefeitura de Vitória da Conquista. Prova disso é a atuação da Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, que tem sob sua responsabilidade um conjunto extenso de ações que abrangem uma diversidade de serviços relacionados direta ou indiretamente com a saúde, com processos e ambientes de trabalho, bem como com ações educativas. Para se ter uma ideia, no município, existem 3.835 estabelecimentos cadastrados na Vigilância Sanitária.

Medidas de prevenção – A atuação da Visa, segundo o inspetor sanitário da Visa, Carlos Antônio Menezes, tem o caráter preventivo. “As inspeções realizadas nos estabelecimentos, que atuam diretamente com o atendimento ao público e oferecerem serviços gerais, objetivam localizar possíveis problemas que costumam gerar riscos à saúde da população. Dessa maneira, agimos na solução do foco”, afirmou.

Outro exemplo de atuação da Visa que pode ser visualizada na prática é a inspeção prévia à concessão do alvará, conhecida como “inspeção in loco”. Antes do começar a funcionar, o estabelecimento passa por uma avaliação da sua estrutura física, bem como verifica-se se ele possui as condições necessárias para oferecer um serviço de qualidade.

Ações educativas – Para a prevenção de riscos à saúde, o apoio da comunidade é fundamental. E para aproximar a Visa da população, são ministrados, de forma regular, cursos e palestras de cunho educativo, a exemplo da ação realizada durante o período da Semana Santa cujo tema é “como escolher o pescado?”.

Constantemente, também, são realizadas visitas a locais fechados que recebem uma quantidade considerável de pessoas – bares, restaurantes – para realizar o controle do uso do tabaco, conscientizando os consumidores sobre os problemas que serão gerados pelo uso dessa substância, bem como oficinas oferecidas aos vendedores ambulantes antes da realização de grandes eventos no município.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
25/03
Bate-Pé recebe ações de saúde e serviços públicos
Infraestrutura Urbana
25/03
Prefeitura realiza nova ação de desocupação para proteger a Serra do Piripiri
Gabinete Civil
25/03
Governo Mais Perto de Você prestigia festival que mostra a riqueza das artes de rua
Desenvolvimento Social
24/03
Projeto Neojiba realiza apresentação externa