Veículos passam por vistoria para realizar transporte escolar

sc1_8388

O procedimento já é rotineiro dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Educação. Mas, a partir de agora, as vistorias dos veículos que realizam o transporte escolar no município serão mais minuciosas. “O objetivo principal dessa etapa da vistoria é a segurança do aluno e a garantia de um transporte de qualidade”, afirma o secretário Marcelo Melo.

Nesse sábado, 11, foi iniciada a etapa que verifica os itens de segurança dos veículos, como cinto de segurança, condições dos pneus, faróis e lanternas, tacógrafo para o controle de velocidade, extintor de incêndio, entre outros. A parte mecânica dos veículos já foi verificada na primeira etapa.

“Também iremos fiscalizar o transporte durante o cumprimento do contrato, principalmente quanto à quantidade de passageiros, para não ter transporte de alunos em pé”, acrescentou o gestor. Ao todo, 193 veículos são terceirizados pela Prefeitura, entre ônibus e vans, para levar cerca de dois mil alunos até as escolas, principalmente, na zona rural do município, além de professores.

Um dos prestadores desse tipo de serviço é o senhor Idalécio Lacerda, que trabalha com transporte escolar do município há nove anos. “É ótimo ter essas vistorias, porque verifica a segurança para o aluno e para o motorista, é bom pra todo mundo, para o prestador do serviço e para o usuário”, declarou.

“A vistoria é apenas uma das etapas. Para receber o alvará, existem outras exigências como o motorista ter o curso de transporte de passageiros e toda a documentação em dia”, explica o coordenador municipal de transporte escolar, Humberto Lima. Após a vistoria, os prestadores concluem o processo de licenciamento na Secretaria de Educação.

Uma nova vistoria deve acontecer daqui seis meses, como prevê a legislação.

????????????????????????????????????

Notícias Relacionadas

Educação
15/10
Professora da rede destaca profissão como ferramenta de transformação social
Educação
11/10
Magia do circo anima festa do Dia das Crianças em creche municipal
Educação
11/10
Professores e coordenadores da Educação de Jovens e Adultos participam de capacitação
Educação
11/10
Secretaria Municipal de Educação e Defensoria Pública discutem propostas ambientais nas escolas