Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Pronatec qualifica mais 472 estudantes em Vitória da Conquista
1/08/2013

O auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) ficou lotado na tarde desta quarta-feira, 31, para a cerimônia de certificação de 472 participantes dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) em parceria com o Senac. Eles participaram de cursos de manicure e pedicure; maquiador; auxiliar-administrativo; promotor de vendas; auxiliar de cozinha; garçom; porteiro e vigia; costureiro; atendente de nutrição; cuidador de idosos; e recepcionista.

O secretário interino de Educação, Ricardo Marques, que na ocasião representou o prefeito Guilherme Menezes, destacou a importância dos cursos enquanto mecanismos de qualificação para um mercado de trabalho cada vez mais exigente. “É uma satisfação muito grande estar aqui, eu sei que vocês fazem parte do sucesso desse programa e vão fazer ainda mais sempre que forem buscar mais conhecimento e oportunidades do mercado de trabalho”, destacou.

Ricardo Marques

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, o programa contribui com o crescimento do país. “O Pronatec está solucionando a questão de mão de obra qualificada de forma muito acertada em nosso município”, ressaltou. Opinião compartilhada pela gerente do Centro de Formação Profissional da cidade, Gygyane Ferraz. De acordo com a gerente, Vitória da Conquista é uma cidade que está à frente das demais. “Observamos que aqui tudo dá certo,  prova disso é o sucesso que o município tem desempenhando com o Pronatec”, avaliou.

Danielle Amaral

Para a formanda Danielle Amaral, de 17 anos, o curso de garçonete foi uma experiência positiva para sua formação profissional. “Foi uma oportunidade muito interessante de aprendizado, espero em breve estar empregada”, disse.

Segundo o supervisor pedagógico do Senac, Marcelo Ribeiro, o Pronatec em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, já disponibilizou em Vitória da Conquista mais de 2.500 vagas e já está prevista a oferta de mais 1.600 vagas para 2014.

Também participaram da cerimônia a coordenadora municipal do Programa, Carla Santana, e o vereador Coriolano Moraes Neto.

Pronatec – Criado pelo Governo Federal, o programa  tem o objetivo de interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira, promovendo maiores oportunidades de trabalho e geração de renda. Os cursos são gratuitos e os alunos recebem auxílio-transporte, auxílio-alimentação e todo o material didático.

  • Fotos p/
    divulgação
  • Versão p/
    impressão