Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Pronatec inicia cursos de qualificação profissional
26/02/2013

Tiveram início na última semana os cursos de Promotor de Vendas, Porteiro, Vigia, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cozinha, Maquiador, Manicure, Garçom e Costureiro oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Em Vitória da Conquista, o Pronatec é desenvolvido pela Prefeitura Municipal, via Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social.

Carla Santana, coordenadora municipal do Pronatec

A coordenadora municipal do programa, Carla Santana, comentou o objetivo da iniciativa: “O Pronatec tem o intuito de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho principalmente de populações em situação de risco ou vulnerabilidade social, atendidas pelos diversos programas socioassistenciais oferecidos pelo Governo Federal, por meio da formação e qualificação profissional”.

Altiele Garcez, monitora de matemática

Monitora de matemática, Altiele Garcez, agora, pretende ser costureira, por isso, ela está participando da qualificação oferecida pelo programa. “Acho muito positiva essa oportunidade de profissionalização que o Pronatec nos oferece, além da ajuda de custo e do material didático. Com o curso, acho que estarei mais preparada para o mercado de trabalho”, contou entusiasmada, Altiele.

Outra participante que está buscando sua primeira qualificação é Cida Romão. Ela, que está participando do curso de manicure, conta que as aulas estão sendo uma excelente ferramenta de aprendizado. “Vejo que esse curso pode abrir para mim novas portas no mercado de trabalho. Se qualificar é essencial para isso”, afirmou Cida.

Cida Romão

Rita Garcez, professora do curso de maquiagem

Segundo a professora do curso de maquiagem, Rita Garcez, a proposta do Pronatec é inovadora e fantástica. “Os alunos têm demonstrado motivação e interesse no conteúdo que eles aprendem aqui. Eles vão poder visualizar o cliente com outros olhos”, avaliou a professora.

Em março, as instituições parceiras Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Federal da Bahia (Ifba) vão anunciar a oferta de mais cursos para este semestre.

Saiba Mais – As vagas ofertadas pelo Pronatec priorizam pessoas em situação de risco social, oriundas de comunidades quilombolas e as cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da previdência social.

Os cursos são gratuitos e beneficiam pessoas que estão na faixa etária entre 16 e 59 anos de idade. Os alunos recebem auxílio transporte, alimentação e todo o material didático.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (antiga ADTR), localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 744, bairro Jurema ou pelo telefone (77) 3429-3155.

  • Fotos p/
    divulgação
  • Versão p/
    impressão