Prefeitura apresenta atrações do Natal da Cidade 2012
21/11/2012

Entre os dias 15 e 25 de dezembro nomes consagrados da música brasileira se apresentarão na Praça Barão do Rio Branco

Vitória da Conquista já está em contagem regressiva para a 16ª edição do Natal da Cidade, evento cultural consagrado como o mais importante do interior da Bahia. Celebrado entre os dias 15 e 25 de dezembro, o festejo conta com uma programação diversificada e segue a proposta de resgatar tradições natalinas, incentivando manifestações populares e valorizando artistas regionais.

Neste ano, assim como em edições anteriores, nomes consagrados da música popular brasileira se apresentarão durante o Natal da Cidade na Praça Barão do Rio Branco. A grade oficial com as atrações convidadas para esta 16ª edição foram divulgadas na noite dessa terça-feira, 20, durante uma coletiva de imprensa realizada na Casa Memorial Régis Pacheco.

Na ocasião, estiveram presentes representantes do Governo Municipal, artistas, agentes culturais, vereadores, além dos representantes da comunidade, assessorias de comunicação e de veículos radiofônicos, televisivos e on-line. “Com o Natal da Cidade, a Gestão Pública Municipal convida a população para vir assistir o que há de melhor na região e no Brasil”, enfatizou o prefeito Guilherme Menezes.

Atrações convidadas - No dia 15 de dezembro, a abertura do Natal da Cidade 2012 contará com o show do cantor e compositor Lenine e do pianista Arthur Moreira Lima, uma das mais importantes personalidades da cultura brasileira. No dia 16, o público prestigiará uma das vozes mais admiráveis do Brasil, a da cantora Gal Costa.

Programação do Natal da Cidade 2012

A terceira noite do natal segue com a apresentação da cantora Marina Elali, grande revelação da música brasileira, com influências internacionais. No dia 18, Jerry Adriani será o convidado da noite relembrando sucessos da Jovem Guarda. O conjunto instrumental-vocal Quinteto Violado será a atração do dia 19 de dezembro trazendo ao palco interpretações da música nordestina.

No dia 20, a celebração natalina será animada pelo show da banda 14 Bis. Já no dia 21, subirá ao palco a banda O Teatro Mágico, trazendo a junção de poesia e espetáculo em uma única apresentação. O cantor Ivan Lins e o compositor e violonista Guinga serão os convidados do dia 22.

A cantora carioca Zélia Duncan também comandará o palco da Barão do Rio Branco apresentando sucessos como a música Catedral no dia 23 de dezembro. Às vésperas da noite de Natal o público vai contar com um tributo ao violeiro, compositor e cantor mineiro Dércio Marques, falecido em junho deste ano. O tributo terá as participações da cantora e compositora Dani Lasalvia, do Maestro João Omar, do cantor e compositor Cau Alves e de artistas regionais convidados. O encerramento do Natal da Cidade 2012 será feito no dia 25 com a apresentação do cantor Edson Cordeiro.

Gildelson Felício

Além das atrações convidadas, o Natal da Cidade conta ainda com apresentações de artistas regionais, ternos de reis, corais, teatro e Auto de Natal. “Neste ano teremos ainda, homenagens a Luiz Gonzaga, Jorge Amado e Camilo de Jesus Lima”, informou o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício.

Aprovação – Quem participou da divulgação das atrações convidadas do Natal da Cidade aprovou a programação. O diretor executivo da TV Sudoeste, Cauto Freitas, foi um dos que gostaram.  “O lado cultural em Vitória da Conquista é muito forte. Temos excelentes artistas e, além disso, a Prefeitura tem trabalhado o aspecto cultural, como o próprio São João e agora fechando o ano com essa grade espetacular do Natal da Cidade que resgata a cultura e traz artistas de peso para o município”, declarou.

Para a administradora Régia Neto, a programação já traz grandes expectativas. “Eu como público e apreciadora da boa música fiquei maravilhada com a grade. Achei que a iniciativa foi perfeita e que não poderíamos ter evento melhor para a cidade”, disse.

Ternos de Reis - A apresentação da grade oficial do Natal da Cidade seguiu o ritmo de uma das principais propostas do evento que é a valorização das expressões da tradição natalina. Por conta disso, a Casa Memorial Régis Pacheco ganhou ornamentação especial com figuras ilustrativas de Ternos de Reis decorados pela cenógrafa Victória Vieira.

Para prestigiar ainda mais essa tradição, os participantes da coletiva também puderam assistir a apresentação do Terno de Reis Deus, as ÁguasTerra, Mar e Céu, do mestre Agapito Pereira da Silva. O grupo é pertencente ao bairro Alto Maron. “É uma satisfação muito grande poder participar de uma festa como o Natal da Cidade”, contou Celestino Dias Bastos, um dos integrantes do Terno de Reis.

O Natal da Cidade é promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. “Trata-se de um evento de magnitude exemplar para todos os demais municípios do estado e do Brasil”, opinou o Capitão Máximo, da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar. Ele reforça que a segurança de todo festejo natalino estará garantida com policiais atuando no local dos shows e em áreas abrangentes.

  • Fotos p/
    divulgação
  • Versão p/
    impressão