Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Natal da Cidade 2013 conta com grandes nomes da música brasileira
6/11/2013

Vitória da Conquista celebrará, de 18 a 25 de dezembro de 2013, mais um Natal com música de alta qualidade. A ação cultural promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista e que envolve milhares de conquistenses e turistas vindos dos quatro cantos do estado para os festejos de fim de ano terá, pelo 17º ano consecutivo, a participação de grandes artistas regionais e nacionais.

Alguns nomes já estão confirmados. É o caso do artista consagrado Erasmo Carlos, que se apresentará em praça pública na abertura do Natal da Cidade 2013, no dia 18 de dezembro, e do cantor Milton Nascimento, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira, que subirá ao palco no dia 21.

Outro convidado importante da programação deste ano é o maestro Nenéu Liberalquino, cujo talento é reconhecido internacionalmente. O maestro pernambucano se apresentará no dia 22. “Todos os anos, organizamos o Natal da Cidade com muito critério, para garantir que as pessoas tenham acesso ao melhor da cultura nacional. Esperamos mais uma memorável edição do evento em nossa cidade”, comentou o prefeito Guilherme Menezes.

Nenéu Liberalquino - Natural de Canhotinho (PE), Nenéu iniciou seus estudos de violão aos 16 anos. Criador de uma técnica inovadora, pode-se dizer que ele é um violonista autodidata. Em 1986, foi para os Estados Unidos estudar na Berklee College of Music (uma das mais renomadas universidades americanas), graduou-se em Composição, em 1989, concluindo seus estudos de regência com o maestro David.

No Brasil, participou de outros cursos de capacitação nas áreas de Regência, Análise Harmônica e Composição, além de ser licenciado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi regente da Camerata de Violões do Centro Experimental de Música do Sesc – São Paulo e regente de Coro. “O grande maestro Nenéu Liberalquino tem uma forma muito própria de tocar violão”, salientou o prefeito.

Há três anos, é o regente titular da Banda Sinfônica Cidade do Recife e tem ministrado vários cursos nas áreas de Arranjo, Harmonia Tradicional e Jazzística.

Difusão da música instrumental – A exemplo do que acontece esse ano com a presença do maestro Nenéu, o Natal da Cidade já se consolidou como espaço de difusão da música instrumental. Pelo palco do evento passaram grandes personalidades desse segmento musical, como o maestro e pianista Arthur Moreira Lima; os violonistas e compositores, Yamandu Costa e Guinga; o renomado guitarrista, Armandinho; o grupo brasileiro Uakti; pianista e maestro brasileiro, conquistense, Ricardo Castro; o trombonista de choro, Zé da Velha e o trompetista, Silvério Pontes.

Clique aqui e confira o trabalho do músico Nenéu Liberalquino.