Secretaria Municipal de Educação
Encontro Pedagógico: professores apresentam propostas para a rede municipal de Vitória da Conquista
9/11/2013

Nessa sexta-feira, 8, durante o Encontro Pedagógico da Rede Municipal, cerca de 2 mil educadores exibiram as propostas discutidas nos grupos temáticos para apreciação, em plenária, das proposições que vão compor o documento Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. Promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o evento integra a programação do aniversário da cidade.

O secretário municipal de Educação, Ricardo Marques, avaliou o evento de forma bastante positiva. “A receptividade dos professores foi muito boa. Tivemos um momento a mais para ouvir a categoria, a fim de construirmos uma política educacional a partir da base. Os professores tiveram a oportunidade de dar um direcionamento ao documento, que conterá as diretrizes curriculares que vão reger a rede municipal de ensino de Vitória da Conquista e que também deverá estar alinhada ao Plano Nacional de Educação”, afirmou.

A coordenadora do Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação, Jocelma Gusmão, explicou sobre o direcionamento de tudo o que foi discutido nos dois dias do encontro. “Nossa missão, a partir de agora, é formar um grupo na Secretaria de Educação para se debruçar sobre as propostas e transformá-las num documento oficial, que deverá ser apresentado novamente aos professores. Mais uma vez, reforçamos o conceito de uma gestão participativa que possibilitou que cada professor desse a sua contribuição. Por ser um trabalho coletivo, acredito que temos tudo para melhorar ainda mais os aspectos pedagógicos da rede”.

Os professores demostraram grande satisfação em participar do evento. A diretora da Escola Municipal Milton de Almeida Santos, Maria Consuelo, destacou a relevância de todas as discussões para a educação. “Fico muito feliz em participar, porque é o momento ideal para a discussão. Nós, professores, conhecemos de perto o fazer pedagógico no dia a dia das escolas e todas as especificidades das nossas localidades. Tudo isso vem abrir as portas para novas discussões, além de fazer com que o professor também reflita sobre a sua prática pedagógica em prol dos alunos, que são o real objetivo do nosso trabalho”, disse.

A coordenadora pedagógica do Centro de Educação Municipal Prof. Paulo Freire (Caic), Rosana Almeida, apoiou a iniciativa da Secretaria de Educação em promover o Encontro Pedagógico. “Esse encontro veio fortalecer essa proposta e deliberar como iremos trabalhar em 2014”.

Karla Ribeiro é professora na Escola Municipal Euclides da Cunha, em São Sebastião. Para a educadora, “o encontro possibilitou ao professor discutir e decidir sobre as diretrizes que a rede precisa seguir. Estamos participando efetivamente desse processo, e isso só tem a contribuir ainda mais para a melhoria da qualidade da educação municipal”.