Universidade de Brasília estuda qualidade e acesso à saúde integral da população LGBT em Conquista

1

Como parte da programação do Maio da Diversidade, Vitória da Conquista recebeu, na última semana, uma equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (Nesp/UNB). Eles observaram as dimensões do acesso e da qualidade da atenção integral à saúde de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), por meio de visitas às Unidades Básicas de Saúde.

Na oportunidade, eles entrevistaram profissionais de saúde e participaram de oficinas qualitativas com representantes da população LGBT e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho integra a pesquisa: “Análise do acesso e da qualidade da atenção integral à saúde da população LGBT no SUS”.

Vitória da Conquista foi uma das seis cidades do Nordeste selecionada para participar da pesquisa graças ao trabalho desenvolvido com a política LGBT. “A referência de Vitória da Conquista nas políticas públicas LGBT, citada nesta pesquisa, nos permite reconhecer o trabalho desenvolvido por este Governo, em parceria com os movimentos sociais, na melhoria da promoção de saúde e cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens transexuais”, relata o Coordenador de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, Danillo Bittencourt, .

A pesquisa está prevista para terminar em dezembro de 2016, quando deverá ser realizado um seminário nacional para apresentar os resultados do trabalho, bem como para discutir sobre os limites e as potencialidades do estudo.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
14/12
Vitória da Conquista participa de capacitação do Selo Unicef
Desenvolvimento Social
14/12
Concerto de Natal reúne Neojiba e corais do Ifba
Desenvolvimento Social
13/12
Bolsa Família Móvel atende em Lagoa das Flores
Desenvolvimento Social
12/12
Baile de fim de ano reúne integrantes do programa Vivendo a Terceira Idade e do CRAS