Unidades de saúde disponibilizam vacina contra o HPV para adolescentes

 

Vários estudos mostram que a vacina que previne contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) é mais eficiente se for aplicada em adolescentes de 9 a 13 anos. Como essas meninas não tiveram contato com o vírus, estima-se que a produção de anticorpos contra o HPV seja dez vezes maior.

No Brasil, o acesso à esta vacina é garantido. Em Vitória da Conquista, ela é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as 42 salas de vacina do município, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Há também uma equipe volante de vacina para a zona rural.

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda dose deve ser tomada seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após.

A coordenadora de Imunização, Elba Sampaio, ressalta que as adolescentes que tomaram a 1ª dose no ano passado, mesmo que não estejam na faixa etária, poderão tomar a segunda dose em uma das unidades de saúde.

Quer saber sobre o que é o HPV, como ocorre o contágio, o que é o câncer de colo de útero, as formas de prevenção, entre outras informações, basta acessar o hot site que o Governo Federal criou sobre o HPV.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
08/12
Defesa Civil reúne órgãos públicos para discutir a segurança de eventos na cidade
Gabinete Civil
08/12
Prefeitura revitaliza área do Cristo de Mário Cravo e traz de volta a iluminação natalina
Gabinete Civil
08/12
Audiência Pública celebra os 103 anos da Santa Casa de Misericórdia
Educação
07/12
Eleição para diretores e vices movimentam creches e escolas da Rede Municipal