Única farmácia básica do Brasil que possui consultório

enfermeira-conquista

Além de facilitar o acesso aos medicamentos de forma segura, por meio do acompanhamento do farmacêutico, a Farmácia da Família, localizada no bairro Brasil, oferece aos pacientes com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial e colesterol, e que utilizam mais de três medicamentos, um atendimento diferenciado. É a consulta farmacêutica.

“No Brasil, esta é a única farmácia básica que oferece, em sua estrutura, o consultório farmacêutico, o que tem ajudado os pacientes na utilização correta do medicamento, possibilitando ao paciente um melhor resultado em seu tratamento”, explica a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Fabiely Gomes.

Em 2015, aproximadamente 500 usuários foram atendidos no consultório. Entre eles, está Etelvina Evangelista Brito, 68, moradora do bairro Brasil. Diabética, hipertensa e com problemas no coração, a dona de casa aprovou o serviço: “o atendimento aqui é ótimo. Depois que eles me atenderam, comecei a tomar os remédios nos horários corretos e já me sinto um pouco melhor”, conta.

A filha de dona Etelvina, Cláudia Evangelista ressalta o cuidado com que sua mãe foi tratada na Farmácia da Família. “A farmacêutica entrega os medicamentos, com as anotações de horário, faz até desenhos para mostrar o que é manhã, meio dia e à noite. Nunca vi um cuidado como este”, ressaltou Cláudia.

Espaço de formação – A Farmácia da Família também contribui para a formação de novos farmacêuticos. Isso porque a consulta é realizada, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que desenvolve um projeto de extensão na farmácia para os estudantes realizarem o atendimento, acompanhados de um professor e do farmacêutico do serviço.

farmacia-familia-etelvina-claudia-1020x680

“Durante a consulta, verificamos a pressão arterial, a glicemia, conversamos sobre a forma correta de utilizar o medicamento, seu histórico médico, hábitos do paciente e traçamos um plano de cuidados, onde são marcadas consultas periódicas para observarmos o paciente”, esclareceu a concluinte do curso de Farmácia da Ufba, Caroline Rocha Santana.

Ampliação do atendimento – Para aumentar o acesso da população conquistense a este serviço, a Prefeitura implantará uma nova unidade da Farmácia da Família. Ela funcionará na Avenida Bartolomeu de Gusmão – ao lado da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre) – e terá capacidade para atender 7 mil usuários por mês. Nesse novo espaço, também será ofertada a consulta farmacêutica, por meio do convênio com a Ufba.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
19/10
Crav realiza orientação para prevenção do câncer de mama
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
19/10
Vitória da Conquista sedia I Encontro da Rede de Leitura Inclusiva
Educação
19/10
Começa o Curta 5, segunda etapa da Mostrinha de Cinema Infantil e Mostra Juvenil
Gabinete Civil
18/10
Prefeitura dá ultimato à Viação Vitória