TV Cidadania e Museu Glauber Rocha são temas de reunião no Conselho de Cultura

Discutir questões relacionadas ao Museu Glauber Rocha e a implantação da TV Cidadania em Vitória da Conquista foi o objetivo de uma reunião realizada no auditório da Praça CEUs, na noite dessa quinta-feira, 10. Promovida pelo Conselho Municipal de Cultura, o encontro contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Comunicação, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), através do Sistema Uesb de TV e Rádio Educativas e cursos de Cinema e Jornalismo, além de pessoas da comunidade interessadas no assunto.

Na ocasião, o Governo Municipal reafirmou seu compromisso com a preservação dos bens culturais através do projeto para aquisição da casa onde nasceu e cresceu Glauber Rocha e do acervo do cineasta conquistense. “Além disso, estamos pensando na  formação profissional, com a implantação de uma escola livre de cinema e da TV Cidadania, que exibirá, entre outras coisas, o conteúdo produzido na escola”, destacou o secretário municipal de Comunicação, André Ferraro.

Para a implantação da TV, que já foi incluída como meta de Governo no Plano Plurianual (PPA) a ser brevemente encaminhado à Câmara de Vereadores, a Administração Municipal busca uma parceria com a Uesb, que conta com a estrutura técnica. “Queremos fazer projetos experimentais, principalmente na zona rural, onde os moradores das comunidades terão a oportunidade de produzir seu próprio conteúdo e se verem na TV”, completou o secretário.

Entusiasmada com os projetos, a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luiza Oliveira, destacou a necessidade de discutir com as comunidades locais questões como a democratização da comunicação. “Antes das oficinas de produção, precisamos sensibilizar essas pessoas para que possam entender a concepção de TV comunitária e possam se integrar nesse processo”, disse.

A ideia da Administração Municipal é integrar o museu Glauber Rocha (Cine Madrigal), que precisará passar por uma reforma geral, e a TV cidadania em uma fundação, que também manterá a escola livre de audiovisual para a comunidade.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
15/12
Com apoio da Prefeitura, Conquista serve de locação para longa-metragem internacional
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
13/12
Natal Conquista de Luz: Prefeitura divulga ordem de apresentação dos artistas
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
12/12
Finais do Campeonato de Futebol da Zona Rural acontecem neste domingo, 17
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
12/12
Luzes natalinas serão acesas na noite desta terça, 12, na Tancredo Neves