Tráfico de animais é tema de projeto do Módulo de Educação Ambiental

Durante o último mês, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Módulo de Educação Ambiental (MEA), trabalhou o tema “Tráfico de Animais – o outro lado dessa história” em parceria com as escolas municipais Maria Célia Ferraz, Marlene Flores, Tia Zefa, Cláudio Manuel da Costa, Mãe Vitória de Petu, Maria Conceição Meira Barros e Lions Clube. Na oportunidade, essas instituições receberam palestras e o Módulo discutiu com os alunos sobre o comércio ilegal de animais silvestres.

Vitória da Conquista possui, há 15 anos, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). O serviço abriga um grande número de espécies de animais silvestres, entre pássaros, macacos, corujas e tucanos que estavam apreendidos em cativeiro ilegal ou eram vítimas de maus-tratos. Ao longo desse período, o Cetas já recebeu 43.160 bichos – a maior parte, resgatados por órgãos ambientais. Destes, 71,5% já foram devolvidos para a natureza.

Somente de janeiro a julho de 2015, pouco mais de 3.400 animais foram recebidos pelo Centro. A finalidade é deixá-los aptos para retornarem a seus ambientes de origem.

O projeto “Tráfico de Animais – o outro lado dessa história” foi encerrado com uma exposição de animais empalhados, na Escola Municipal Lions Clube, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, discentes do curso de Biologia auxiliaram e esclarecendo as dúvidas dos alunos.

Notícias Relacionadas

Meio Ambiente
10/11
Jabuticabeiras são plantadas na Olívia Flores
Meio Ambiente
01/11
Gramado do Lomantão estará recuperado antes do Campeonato Baiano
Meio Ambiente
01/11
Horto Florestal Vilma Dias se torna Área de Preservação Ambiental
Gabinete Civil
01/11
Prefeitura e Ministério Público Estadual assinam TAC para modernização da gestão ambiental