Trabalho do Governo Municipal é referência nacional no controle do tabaco

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA), é uma das referências nacionais em controle do tabaco. Isso porque o órgão desenvolve ações inovadoras e arrojadas de fiscalização de propagandas e produtos derivados do tabaco e de ambientes 100% livres do fumo. Além disso, desenvolve várias ações educativas sobre o tema.

Devido a essa experiência exitosa do Município nessa área, as inspetoras sanitárias responsáveis pelas ações, Cristiane Couto e Adriana Brito, foram convidadas a fazer parte do grupo de autores da Comunidade de Práticas sobre Controle do Tabaco para Fiscais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

A estratégia de aprendizagem foi desenvolvida pela Fiocruz, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desenvolvido durante 2014, o projeto chegou no dia 26 a mais uma etapa: o pré-lançamento da plataforma virtual desta comunidade, que reuniu coordenadores de Vigilâncias estaduais e das capitais brasileiras.

A inspetora sanitária Cristiane Couto ministrou, na oportunidade, a palestra sobre “A importância da Comunidade de Práticas para o Controle do Tabaco – na perspectiva dos profissionais da VISA”.

Com a comunidade de práticas, a Fiocruz e a Anvisa capacitarão, no segundo semestre de 2015, mil fiscais de Vigilância Sanitária de todo o Brasil. Todas as atividades serão realizadas na modalidade à distância em uma plataforma virtual com carga horária de 100 horas.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
11/12
Prefeitura oferece capacitação sobre cultivo de palma e umbu para agricultores de Pau Ferro
Desenvolvimento Social
11/12
Vitória da Conquista participa da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social
Mobilidade Urbana
11/12
Prefeitura faz intervenções na João Pessoa; medida busca fluidez no trânsito
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
11/12
Meninas da Bola conquistam 1º Campeonato de Futebol Feminino da Zona Rural