A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) informa à população que dúvidas sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e Bolsa Família podem ser tiradas pelo telefone: 77 3429 9437. Os trabalhadores informais que aguardam informações sobre o pagamento do auxílio do Governo Federal estabelecido pela Lei 1.066/2020 devem acessar o site do Ministério da Cidadania no link: http://desenvolvimentosocial.gov.br/ .

Para população trabalhadora informal que não possui o CadÚnico, o Governo Federal irá disponibilizar plataforma virtual (site, portal) para o cadastro destas pessoas. Não há necessidade, no momento, de buscar o atendimento para proceder cadastro conforme o que consta na Lei 1.066/2020.

A Semdes informa que qualquer outro site não oficial não deve ser acessado, alerta a população para os sites falsos e reforça que quando existir qualquer tipo de dúvida, os usuários devem ligar para o telefone do Bolsa Família. Lembrando que existem algumas situações em que é necessário procurar um dos treze pontos de atendimentos ofertados pela secretária como os oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Prefeitura da Zona Oeste (Centro Cultural Glauber Rocha) e Semdes.

Situações em o beneficiário do Bolsa Família deve procurar os postos de atendimento:

  • Atualização cadastral;
  • Bloqueios;
  • Consultas de benefícios;
  • Liberações;
  • Espelhos de NIS;
  • Inclusões de recém-nascido.

Situações que pode esperar o período da pandemia novo coronavírus passar:

  • Mudança de endereço (não bloqueiam nem suspendem benefícios);
  • Mudança escolar (governo decretou 120 dias para essa informação);
  • Realização de exclusão de cadastro atualizado (só após a pandemia);
  • Redução de Novos Cadastros (NC) para 10 pela manhã e 10 pela tarde.