Agora, além do Cemerf, exame também está sendo realizado pelo Esaú Matos, nas crianças que nascem na unidade hospitalar 

Rápido, simples, não invasivo, indolor e essencial para os bebês. Trata-se do Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal, que identifica precocemente a perda auditiva. O exame, cujo resultado é entregue imediatamente ao exame e procedimento não necessita da coleta de sangue, já está sendo realizado pelo Hospital Municipal Esaú Matos –administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC). Os aparelhos para a realização da triagem foram cedidos pela Secretaria de Estadual de Saúde da Bahia (Sesab).

“O teste, sendo realizado ainda no hospital, possibilita uma intervenção precoce nos casos de identificação de perda auditiva”, informou o fonoaudiólogo do Hospital Esaú Matos, Jorge Fernando Cunha.

Desde 2006  a partir da Lei Municipal nº 1.368/2006, que instituiu a obrigatoriedade do teste até os três primeiros meses de vida  o Governo Municipal vem oferecendo o exame no Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf). 

Para Ducilene Vieira e Manoel Messias, pais de Rafael, que nasceu nessa terça-feira, 6, voltar para Planalto – cidade onde residem – com o exame já realizado foi uma vantagem. “Achamos o atendimento aqui ótimo, estou feliz em saber que meu filho é saudável”, comentou Ducilene.

As crianças, cujos exames apresentarem alguma alteração, serão encaminhadas para acompanhamento no Cemerf, localizado na Avenida Olívia Flores, nº 3000, Candeias.

Print this pageShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on LinkedIn