Tem início a III Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente

 

Teve início, na manhã desta terça-feira, 29, a III Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente. A abertura do encontro, que aconteceu no auditório do Cemae, contou com a participação de membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Vitória da Conquista e de representantes de mais de 20 municípios que compõem o Território de Identidade.

Com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente: Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia”, a conferência tem como objetivo discutir as políticas públicas voltadas para a população infantojuvenil. A programação segue até essa quarta-feira, 30, e reúne mais de 200 delegados de Conquista e da região.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Freitas, representando o prefeito Guilherme Menezes  na ocasião, destacou alguns avanços nas políticas públicas para as crianças e os adolescentes, a exemplo da implantação do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente. “O Centro foi implantado pelo Governo Municipal com as propostas de integrar, humanizar e dar maior celeridade ao atendimento”, destacou.

Para o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, tais políticas colocam o município em evidência – o Centro Integrado, por exemplo, é o primeiro do Brasil. “As políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes de Vitória da Conquista irradiam. Conquista inaugurou uma série de projetos e iniciativas que, na época, poucos municípios possuíam, experiências que antecederam o Governo Lula. Portanto, aqui nessa terra observamos a origem e a consolidação de muitos projetos que depois se transformaram em políticas públicas. É um dos municípios que tem o Sistema de Assistência Social mais completo e mais compatível com a demanda quantitativa da população”, afirmou.

O representante das crianças e dos adolescentes, Luiz Fernando Lima, destacou a importância do evento. “Participar de uma conferência como essa é um grande privilégio. Aqui é o momento da gente expor e debater as demandas e as políticas públicas voltadas ao público infantojuvenil, é um momento de grande importância para o município”, disse.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
06/12
Palestra encerra os 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher
Desenvolvimento Social
06/12
Na Fazenda Paixão, mais de 100 pessoas são atendidas pelo Bolsa Família Móvel
Desenvolvimento Social
05/12
Conquista Criança encerra o ano letivo com evento para os pais dos alunos
Desenvolvimento Social
04/12
Bolsa Família Móvel estará em Lagoa das Flores nesta quarta, 6