Targino Gondim visita Memorial do Forró

Acompanhado pela equipe do Governo Municipal, o sanfoneiro, cantor e compositor Targino Gondim, que se apresenta nesta quinta-feira, 22, no Forró Pé de Serra do Periperi, esteve nesta manhã na Vila Junina, onde está montado o Memorial do Forró, na Casa Régis Pacheco. O cantor que é um defensor das tradições do Nordeste apreciou as exposições montadas no local e elogiou a Administração Municipal pelo trabalho.

“É tudo de bom isto aqui. É o terceiro ano que eu venho visitar. A Secretaria de Cultura está de parabéns por conta deste memorial, por mantê-lo vivo e por ter um evento como o Forró Pé de Serra do Periperi, aproveitando e fazendo uma homenagem devida a seus artistas, às pessoas que mais contribuíram e continuam contribuindo pra história de nossa arte, de nossa cultura”, comentou o cantor.

Targino aproveitou a visita para posar ao lado de um boneco, feito em sua homenagem, que ajuda a compor a exposição em tributo a Zé Dantas. “Fui bem representado. Eu fiquei até bonitinho, até arrumadinho”, brinca.

Memorial do Forró – O espaço organizado anualmente pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, é uma forma de valorização da cultura e da tradição local. Ícones da cultura regional são reunidos para a confecção da Vila Junina e do Memorial do Forró, que se tornam atrações no Forró Pé de Serra do Periperi.

Este ano, a exposição realizada na Casa Régis Pacheco faz uma homenagem ao compositor, poeta e folclorista brasileiro Zé Dantas, que compôs cerca de 100 músicas, com coautoria e interpretação de Luiz Gonzaga. O material cenográfico é concebido por Victoria Vieira, juntamente com Marcelo Viana e Adriano Siqueira, e faz alusão ao pernambucano de Carnaíba.

Uma exposição com um teatro de marionetes que faz referência à música “Samarica Parteira”, composta por Zé Dantas e imortalizada na voz de Gonzagão, além de objetos que remetem à tradição dos festejos no Nordeste, são atrações do Memorial que fica aberto diariamente das 14h às 23h.

Vila Junina – Batizado de Arraiá Vila da Conquista, o local em frente à Casa Régis Pacheco nos remete a um lugarejo rural. Ali, em meio às casinhas de pau a pique, ou de enchimento, ou de taipa, os visitantes voltam no tempo e podem conhecer ou rever a tradicional igrejinha, o forno a lenha, composto de adobo, e saborear as iguarias típicas da cultura junina, como canjica, amendoim, mingau, licores e o popular quentão. Além desses atrativos, o Arraiá Vila da Conquista traz uma programação musical à parte, iniciada diariamente, a partir das 19h30.

Confira a programação completa do Forró Pé de Serra do Periperi:

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
23/04
A Voz do Muro: Grafitagem homenageia J. Murilo
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
21/04
Equipe da Secretaria de Cultura se reúne para apresentar trabalho realizado pelo Conservatório
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
20/04
Memorial Régis Pacheco sedia lançamento de livro na área de Letramento e Discurso
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
18/04
Filarmônica de Conquista contará com espaço da Casa da Cultura para atividades