Prefeito Herzem Gusmão e a vice-prefeita, Irma Lemos, descerram a placa de inauguração

A Praça Vítor Brito foi oficialmente inaugurada nesta quinta-feira (08). Membros da Prefeitura de Vitória da Conquista e líderes eclesiásticos participaram da solenidade. Além da reforma da praça, o monumento à Bíblia, um dos mais importantes de Vitória da Conquista, também foi restaurado.

“Nós estamos felizes em entregar hoje as reformas da praça e do monumento à Bíblia, que representa tanto para os cristãos, celebrando com esse ato ecumênico. E sempre tenho proclamado que Deus está abençoando, e nosso governo avançando”, declarou o prefeito Herzem Gusmão.

Os hinos Nacional e da Cidade foram executados pela Banda de Música Maestro Valter de Santa Rosa, do 9º Batalhão Escola de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar. A celebração da entrega da praça ao povo conquistense foi marcada pelo ato ecumênico.

“A palavra é gratidão. Não temos outra palavra a proferir. Para nós, é um motivo de grande alegria, tendo em vista que é um equipamento muito utilizado pelos cristãos da cidade e, sobretudo, por toda a comunidade conquistense”, afirmou o presidente da Associação Evangélica Conquistense (Assecon) e membro da diretoria do Conselho de Ministros Evangélicos (Comec), Orlando Filho.

O representante da comunidade católica, Diácono Zezinho, destacou que os conquistenses são, em sua maioria, cristãos, e o monumento à Bíblia em uma das entradas da cidade demonstra essa fé. “Deus continue a abençoar nossos administradores”, disse.

Além da reforma da praça, o monumento à Bíblia, um dos mais importantes de Vitória da Conquista, também foi restaurado

Monumento à Bíblia – Na oportunidade, o pastor da Igreja Metodista, Dilson Soares Dias, fez um breve histórico da construção do monumento em homenagem à Bíblia. “Na época, começou uma movimentação para unir os evangélicos da cidade e, depois de conseguir esse propósito, surgiu o desafio de construirmos esse monumento à Bíblia. Em setembro de 1984, começa a circular entre os evangélicos um livro ouro capitando recursos para construção do primeiro monumento”, conta um dos líderes daquele momento.

O pastor Dilson e o prefeito Herzem agradeceram o incentivo da primeira-dama, Luci Freire Gusmão, para a restauração atual do monumento. A professora é filha do falecido pastor Arthur Freire, que na ocasião presidia a Igreja Batista Getsêmani, e colaborou na campanha de construção. Uma homenagem também foi prestada à engenheira ambiental Luzia Vieira que, enquanto esteve à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi responsável pelo projeto de arborização da praça.

A Praça Vítor Brito passa a ser mais uma opção de lazer para os conquistenses

Vítor Brito – O major Victor Clemente de Britto foi um conceituado fazendeiro e grande negociante de gado desta cidade, além de membro do Conselho Municipal. Vítor Brito (que hoje dá nome à antiga “Praça dos Eucaliptos”) elegeu-se vereador em 1936.